Um comunicado de um falso “sequestro” em um voo operado pela Azul resultou no fechamento do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, por aproximadamente uma hora durante a noite de sexta-feira (25). Cerca de 20 voos foram impactados pela situação.
O voo em questão fazia uma ponte de Recife para a capital de São Paulo. A Polícia Federal (PF) foi alertada sobre uma possível “apreensão ilícita de aeronave” às 20h52. No passado, esse tipo de incidente era categorizado como um potencial sequestro.
Comandante confunde torre de controle
De acordo com informações obtidas pela TV Globo, o comandante do avião teria feito um comunicado incorreto à torre de controle de Congonhas, o que desencadeou a ativação de um protocolo de segurança. Normalmente, essa ativação ocorre através de um código específico e não por comunicação verbal.
Conforme detalhado pela PF, a aeronave pousou e foi conduzida para uma pista secundária. Um grupo de gerenciamento especializado foi acionado e o avião precisou passar por uma inspeção antes do início do desembarque.
A Azul afirmou que todas as medidas de segurança foram seguidas conforme protocolo pela companhia, assim como por instituições e autoridades. Após a confirmação de que não havia ameaça, os passageiros e tripulantes deixaram a aeronave em segurança.
Voos cancelados
De acordo com informações da Infraero, o aeroporto permaneceu fechado entre 20h49 e 21h49. 24 voos sofreram alterações, incluindo cancelamentos e atrasos. Dois voos que estavam programados para pousar em Congonhas foram redirecionados para outros aeroportos, enquanto outros 13 tiveram seus pousos cancelados.