Vídeo mostra meteoro cruzando os céus de vários estados e testemunhas afirmam: ‘O chão tremeu’

Pessoas disseram que o ‘dia virou noite’ devido ao clarão causado pelo meteoro.

PUBLICIDADE

Na noite deste último domingo (06), um meteoro cortou os céus de vários estados brasileiros. Testemunhas disseram que quando o corpo celeste passou, ouviram um forte estrondo e sentiram a terra tremer.

PUBLICIDADE

Era por volta das 21 horas quando pessoas de várias cidades viram o meteoro. Sorocaba, Presidente Prudente, Maringá, Ponta Grossa são alguns dos municípios de onde foi possível ver o fenômeno.

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, assim como a Exoss, que é um projeto de monitoramento de meteoros, tomaram conhecimento de que muitas pessoas ficaram espantadas com o ocorrido.

Meteoro causou forte deslocamento de ar

“Vocês escutaram esse estrondo? Chegou a tremer até o chão”, comentou uma testemunha. “O chão tremeu, a noite virou dia com o clarão”, disse outra. Mas o barulho e os tremores não são resultantes de um impacto deste meteoro no chão.

PUBLICIDADE

Tudo isso é causado pelo forte deslocamento de ar que acontece quando a rocha espacial entra na atmosfera terrestre em altíssima velocidade. Assim que isso acontece, o meteoro começa a se desintegrar, pois o aumento de pressão e temperatura é enorme.

Pessoas de vários estados viram o meteoro

Há casos em que a onda de choque é tão violenta que chega a quebrar vidros e pode até derrubar portas, como aconteceu em 2013 na Rússia. Esse meteoro que passou por alguns estados brasileiros foi classificado como um bólido, pois é grande e explosivo.

Eduardo Santiago, da Exoss, disse que o meteoro entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade média de 225 mil km/h. O pesquisador explicou que o evento acontece a 100 km de altura e, por isso, pode ser visto por pessoas de várias cidades e estados.