O Sul do Brasil está em alerta com a chegada do ciclone extratropical que se formou entre a Argentina e o Paraguai. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram atingidos pelas fortes chuvas.
A noite desta última quarta-feira (12), foi marcada por muita chuva e ventos fortes. O risco de nova queda de granizo não foi descartado e quem precisar sair de casa precisa estar preparado.
O litoral norte do Rio Grande do Sul é um dos locais mais castigados, mas as serras catarinense também sofreram. Até o litoral paulista já foi colocado em alerta, pois a previsão é de que os fortes ventos cheguem até lá.
Cidades já registraram queda de granizo
O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, prevê que nesta quinta-feira (13), as chuvas cheguem ao Sudeste do país. Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro deve registrar uma brusca mudança no tempo.
O ar frio também deve chegar ao Mato Grosso, Acre, Goiás e Rondônia. A temperatura pode ter uma queda de 10°C a 12°C se comparado com o dia anterior, segundo informou o Inmet.
Já choveu granizo em várias cidades do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil estadual está de plantão. Alguns municípios também registraram alagamentos e o vendaval deixou a população assustada.
Temperatura deve despencar nos próximos dias
A orientação do Inmet para quem mora em regiões atingidas pelo ciclone extratropical é que fiquem longe de árvores e que não parem seus veículos ao lado de torres de transmissão ou outdoors.
E de acordo com a meteorologista Márcia Seabra, até sexta-feira (14), a temperatura poderá ficar em 0°C ou até menos, principalmente nas serras Catarinense e Gaúcha.