Dâmilly Beatriz da Graça, uma jovem de 18 anos, permaneceu internada no hospital por um período um pouco superior a 24 horas antes de falecer devido a uma infecção generalizada provocada por uma bactéria altamente resistente em Blumenau, Santa Catarina. Em entrevista ao portal G1 SC, sua mãe, Daniela Veiga, declarou que tudo aconteceu muito rápido.
O Hospital Santa Isabel, onde Dâmilly estava hospitalizada, confirmou, por meio de um comunicado, a progressão grave do caso devido a esse microrganismo altamente resistente. A Staphylococcus aureus é uma das bactérias mais comuns encontradas na pele humana e coloniza uma grande parte da população sem causar reações. No entanto, em alguns casos, pode ser fatal e foi o que aconteceu com a jovem
A jovem foi transferida para a UTI por volta das 18h de domingo (11), pouco tempo depois de dar entrada na unidade, e veio a falecer no final da tarde de segunda-feira (12).
Sua mãe relata que os únicos sintomas que a filha apresentou antes da internação foram um torcicolo que não passou com a medicação, que começou na sexta-feira (9) e que já estava sendo acompanhado por profissionais, e uma acne sem dor no rosto, que surgiu no dia anterior. Conforme divulgado pela mãe nas redes sociais, Dâmilly, estudante de biomedicina, contraiu o microrganismo através de uma acne no rosto.
Dâmilly foi internada no hospital já com um protocolo de sepse, uma síndrome que provoca diversas alterações inflamatórias no corpo, e pouco tempo depois foi transferida para a UTI. Na segunda-feira, foi confirmado seu falecimento devido à infecção generalizada. Ela sofreu uma parada cardíaca.
A infectologista Sabrina Sabino disse que a bactéria que resultou no falecimento da jovem nada mais é do que um microrganismo que vive na pele. Contudo, pode se causar danos maiores quando ocorre algum tipo de machucado na pele.