Códigos de barras e rótulos podem parecer um pequeno detalhe no grande esquema das coisas, mas eles desempenham um papel essencial em toda a gestão da cadeia de suprimentos. Códigos de barras e rótulos são uma das primeiras coisas que os clientes percebem quando se deparam com seu produto.
Portanto, é extremamente importante garantir que os rótulos dos produtos sejam atraentes e informativos simultaneamente.
Mas projetar rótulos tão atraentes é uma tarefa desafiadora. Muitos fatores como tamanho do rótulo, posicionamento do rótulo, cor da fonte, tamanho e estilo, clareza do texto etc., precisam ser considerados ao projetar rótulos e códigos de barras.
Portanto, para ajudá-lo nesse processo de criação de etiquetas, compilamos uma lista de algumas práticas recomendadas para o design de códigos de barras e etiquetas. Essas dicas garantirão que os rótulos dos seus produtos sejam a mistura perfeita de estilo e funcionalidade.
Então, o que você está esperando? Coloque seu chapéu de aprendiz e vamos começar.
Verifique os regulamentos e requisitos de código de barras e rotulagem do seu setor
O primeiro e mais importante passo antes de iniciar um projeto de etiqueta e código de barras é verificar os regulamentos e requisitos do setor ou mercado específico.
Diferentes indústrias têm diferentes padrões e requisitos de rotulagem que devem ser cumpridos ao projetar rótulos. Essas normas e requisitos fornecerão uma ideia clara de quais informações devem ser incluídas nos rótulos e como devem ser apresentadas. Isso, por sua vez, ajudará a decidir sobre coisas como tamanho da etiqueta, posicionamento da etiqueta, tipo de código de barras, cor, estilo de fonte, etc.
Por exemplo, a FSANZ (Food Standards Australia New Zealand), uma organização australiana e neozelandesa que define os padrões alimentares, exige que todos os rótulos dos alimentos tenham as seguintes informações.
- Nome e descrição do alimento
- Identificação do número do «lote»
- Nome e endereço da rua australiana do fornecedor de alimentos
- Lista de ingredientes
- Marca de data
- Painel de informações nutricionais (NIP)
- País de origem do alimento
- Declarações e avisos.
Escolha o tamanho certo da etiqueta
Depois de ter estudado os requisitos de rotulagem de sua indústria, você precisa decidir sobre o tamanho dos rótulos.
O tamanho certo do rótulo dependerá de vários fatores, sendo os seguintes os mais importantes:
- Informações que precisam ser exibidas no rótulo
- Embalagem do produto
- Design e informações do logotipo da marca
Observe que alguns países exigem tamanhos específicos de rótulos com base na categoria do produto. Portanto, recomendamos verificar os requisitos de dimensão da etiqueta específicos do país antes de iniciar o design da etiqueta e do código de barras.
Escolha uma combinação de cores simples, mas atraente para os olhos
O esquema de cores desempenha um papel significativo no apelo geral do rótulo. Uma combinação de cores simples, mas atraente, garantirá que seus rótulos transmitam com eficiência todas as informações necessárias aos clientes. Isso também faz com que o produto pareça atraente o suficiente para atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar o reconhecimento da marca.
Você também pode alterar a cor do código de barras para combinar com o estilo do design da etiqueta. No entanto, tenha em mente que a cor do código de barras deve ser sempre escura.
Os códigos de barras tradicionais com tiras azuis ou pretas em fundos transparentes ou brancos complementam quase todos os designs. Se você quiser uma mudança, verde escuro ou marrom são alternativas adequadas. Evite usar tons de vermelho, laranja e amarelo (em barras paralelas), pois essas cores são difíceis de ler para os leitores de código de barras.
Escolha o estilo e o tamanho da fonte corretos
Ao escolher um estilo e tamanho de fonte para um rótulo, seu único foco deve ser alcançar clareza e legibilidade.
Um código de barras esteticamente projetado só é útil se transmitir as informações necessárias aos clientes em potencial. Portanto, certifique-se de escolher uma fonte simples e legível com espaçamento e tamanho generosos.
Os códigos de barras também exigem atenção especial ao tamanho da fonte.
Os códigos de barras têm números impressos abaixo das linhas paralelas. Esses números são interpretações legíveis por humanos do valor codificado do código de barras. Assim, se um código de barras não puder ser digitalizado, o caixa pode inserir manualmente esses números no sistema de faturamento, garantindo assim que os clientes obtenham seus produtos.
Portanto, os números abaixo das barras devem ser grandes o suficiente para serem facilmente lidos por humanos.
Dica – Recomendamos imprimir todo o rótulo com o estilo e o tamanho da fonte escolhidos para ver fisicamente como ele se parece antes de passar para a próxima etapa. Você também deve verificar o código de barras para clareza e legibilidade.
Torne o logotipo da sua marca proeminente
O logotipo da marca é sua identidade e, portanto, deve ser o elemento mais proeminente do rótulo do seu produto. Os logotipos da marca não apenas ajudam os clientes a identificar os produtos, mas também desempenham um papel crucial no aumento da conscientização da marca.
Ao projetar a etiqueta de código de barras, certifique-se de que o logotipo esteja bem-posicionado (alinhado centralmente recomendado) e impresso maior do que todas as outras informações. Além disso, certifique-se de que o logotipo não seja ofuscado pelas informações e outras imagens no rótulo.
Mantenha as etiquetas limpas e organizadas
Evite sobrecarregar sua etiqueta com muita informação desnecessária ou elementos de design.
Manter os rótulos limpos e organizados é uma das melhores maneiras de garantir boa legibilidade, clareza e apelo estético. Certifique-se de deixar algum espaço em branco (também chamado de “espaço negativo”) para destacar os rótulos.
Os rótulos devem incluir apenas elementos-chave como o logotipo da marca, nome e descrição do produto e as informações de acordo com os regulamentos de rotulagem.