Com um software de desenho técnico você cria rapidamente diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos disponíveis para serem usados, auxiliando na produção de projetos como sistemas elétricos. Desenvolver diagramas contribui para uma melhor visualização do circuito elétrico que irá ser feito, por isso tais softwares com ferramentas essenciais para essa criação são indispensáveis hoje em dia.
Existem muitos softwares de Design Elétrico no mercado e, portanto, criamos uma lista com os seis melhores do ramo para que você possa escolher aquele que irá satisfazer suas necessidades. Confira nossa lista abaixo:
1. EDRAWMAX
EdrawMax é um software gratuito capaz de criar diagramas, fluxogramas, organogramas, mapas mentais e muitos outros tipos de representações visuais para uma melhor organização e visualização de sistemas e processos. Presente em mais de uma plataforma como Windows, Mac, Linux, Navegadores Web, iOS e Android, EdrawMax fornece ferramentas profissionais para a elaboração de diagramas elétricos.
Sua biblioteca é recheada de modelos prontos, símbolos e ícones para adicionar ao seu desenho, e assim você pode acrescentar detalhes precisos para que todos materiais e informações necessárias de que um projeto elétrico precisa ter estejam visíveis.
Prós:
- Biblioteca com inúmeros modelos prontos que você pode personalizar;
- Sua interface é bastante intuitiva, sendo fácil compreender o que cada opção e ferramentas fazem;
- Mesmo em sua versão gratuita, nenhum recurso acaba sendo limitado, diferente de outros softwares;
- Você pode colaborar com outras pessoas ao mesmo tempo usando EdrawMax e, além disso, importar e exportar arquivos em diferentes tipos como PNG, Excel, Visio e muito mais.
Contras:
- EdrawMax se mostrou um software bastante completo e acessível, não existem pontos negativos a serem destacados.
2. CAPITAL ELECTRA 2210
Tendo sua base no mecanismo Vecta.io, Capital Electra 2210 é um software CAD para criar sistemas elétricos onde opera totalmente off-line como modo de proteção de dados dos seus usuários. Sua interface é agradável e intuitiva, com ferramentas que contribuem para uma melhor experiência na hora de criar seus diagramas.
Você pode importar e exportar arquivos para uma infinidade de formatos, como por exemplo PNG, PDF, VSX, JPG e outros.
Prós:
- Funciona sem a necessidade de estar conectado à Internet;
- Possui módulos PLC personalizáveis;
- Variedade de símbolos elétricos para inserir nos projetos.
Contras:
- Não possui versão gratuita, apenas a versão paga e de teste gratuito;
- É necessário comprar o programa para ter acesso a ele em toda sua potência, sendo necessário também ativá-lo online uma vez antes que o software se torne off-line;
- O preço para aquisição do programa não é acessível ao consumidor.
3. E3.SERIES
E3.series apresenta suporte avançado para engenharia elétrica com as ferramentas disponíveis no software, aumentando a eficiência e precisão dos processos desenhados em múltiplas etapas do sistema elétrico, como fios, saídas de fabricação, planejamento de cabos e muitos outros.
É possível criar projetos complexos com os recursos da E3.series, principalmente com o auxílio automatizado em sua integração que facilita na hora do desenvolvimento dos trabalhos.
Prós:
- Ambiente 3D;
- A interface é bastante intuitiva;
- Gera relatórios automaticamente.
Contras:
- Não possui versão gratuita, apenas de teste grátis;
- Para ter acesso ao total de recursos do software, você precisará comprá-lo;
- Sua biblioteca não possui muitos modelos prontos para personalização, sendo assim a maior parte dos projetos terá que ser feita do zero.
4. AUTOCAD
Equipado com grandes ferramentas profissionais para montar seu projeto elétrico, o AutoCAD oferece flexibilidade na hora do desenvolvimento de sistemas em sua plataforma de desenho 2D e 3D. Esse software está disponível em múltiplas plataformas e sistemas, funcionando tanto em Windows como em Mac também.
Contudo, AutoCAD não possui uma versão gratuita. É necessário comprá-lo para ter acesso a todas essas ferramentas e recursos para elaborar seus diagramas.
Prós:
- Você pode importar e exportar arquivos em vários formatos, como por exemplo PDF;
- A automatização na plataforma contribui para uma melhor experiência no momento em que fizer edições.
Contras:
- O preço para comprar o AutoCAD é bastante caro, não é acessível;
- Sua interface é bastante intimidante, iniciantes sofrerão no começo para entender tudo que está disponível para usar.
5. SOLIDWORKS ELECTRICAL
SolidWork Electrical é um software com uma interface amigável e fácil de usar, com capacidade de automatização em difíceis projetos de sistemas elétricos. Com ele é possível acelerar muitas etapas através dos recursos disponíveis na plataforma, além de ter relatórios e validação de dados personalizáveis para que todo processo seja monitorado a todo momento.
Prós:
- Interface intuitiva;
- Automatização de processos.
Contras:
- Não possui versão grátis;
- Para ter acesso ao SolidWork Electrical em sua total funcionalidade é necessário comprá-lo;
- Seu preço não é acessível;
- Pode apresentar lentidão em alguns dispositivos devido ao consumo de memória ou tamanho do projeto.
6. SMARTDRAW
SmartDraw é um software com suporte para a criação de design elétrico e dentre outros tipos de diagramas, fluxogramas e organogramas. Com vários modelos personalizáveis no aplicativo, o usuário possui a liberdade para manusear livremente os recursos disponíveis para criar seu projeto elétrico.
Também é possível encontrar no SmartDraw uma variedade de símbolos elétricos para que seja adicionado ao trabalho com intuito de inserir detalhes precisos. Um dos seus grandes recursos é a capacidade de poder salvar o projeto e compartilhá-lo através do Dropbox, Google Drive, Box ou OneDrive, assim como também podem ser gerados links para que outras pessoas acessem o trabalho.
Prós:
- É possível exportar seu trabalho em Word, Excel, Power Point, Google Docs, Outlook, Google Sheets, PDF ou PNG;
- Muitos modelos disponíveis para serem personalizados e ficarem do jeito que você deseja;
- Ferramentas de nível profissional.
Contras:
- Não possui versão gratuita;
- É preciso comprar o SmartDraw para ter acesso a ele e todos seus recursos;
- Seu preço não é acessível como outros softwares.
CONCLUSÃO
Com esses softwares você será capaz de desenvolver sistemas elétricos com bastante facilidade. Entretanto, visto todas as vantagens e desvantagens dos que foram listados, EdrawMax se mostra o melhor software para Design Elétrico do mercado, principalmente por conta de sua acessibilidade e recursos profissionais mesmo em sua versão gratuita.
Aproveite todas as vantagens que EdrawMax tem a oferecer e adicione-o à sua rotina de trabalho. Baixe-o agora mesmo e não passe mais estresse na hora de criar seus diagramas.