Explorando o impacto dos pagamentos digitais e o iGaming no Brasil

O setor de iGaming tem crescido extraordinariamente nos últimos anos, principalmente devido ao mercado de jogos e apostas

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O Brasil é uma das maiores economias da América Latina, representando 31% do comércio eletrônico da região. Dentro desse mercado, uma indústria que tem crescido na LATAM, e em especial no território brasileiro, o iGaming, sendo o Brasil o terceiro país com maior número de jogadores em competições de videogames no mundo em 2022, com 1.369 jogadores ativos, atrás dos Estados Unidos e da China.

O mercado brasileiro ocupa uma posição de destaque globalmente, com uma população de 212 milhões de pessoas, das quais 70% acessam ou participam de jogos online, e onde 51% passam 20 horas semanais jogando. Consequentemente, a receita bruta de jogos (GGR) atingiu 2,1 bilhões em 2022 e pode chegar a 2,6 bilhões em 2026, de acordo com estudos da KPMG.

O futuro dos jogos é bastante promissor na grande América Latina, que exige um alto nível de serviços de pagamento que satisfaça a agilidade e segurança que a indústria representa.

A PayRetailers construiu um forte relacionamento e compromisso com a indústria de jogos desde o seu início. Por isso, sua plataforma de pagamento oferece uma ampla variedade de opções de pagamento seguras e fáceis de usar que ajudam a melhorar significativamente a experiência do usuário e aumentar a taxa de conversão das empresas e a presença de suas marcas na região.

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Daniel Pimentel, Country Manager da PayRetailers no Brasil, analisa os impactos dos pagamentos digitais nesta promissora indústria.

A revolução dos pagamentos digitais no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil presenciou o avanço dos pagamentos instantâneos, o que fez com que os pagamentos digitais aumentassem devido à preferência e facilidade de uso dentro do país. Daniel Pimentel afirma que, a maior história de sucesso no sistema de pagamento digital no Brasil foi, sem dúvida, a criação do método de pagamento PIX, que transformou o processo de pagamento instantâneo em algo simples, seguro e ágil.

A redução do uso do papel-moeda aliada à facilidade de acesso às contas digitais, proporcionou um ambiente favorável para esse crescimento, e depois de quase três anos, o PIX tornou-se a forma de pagamento mais popular do país. Atualmente, a forma de pagamento possui mais de 500 mil usuários ativos e, em dezembro de 2022, bateu o recorde de 100,1 milhões de transações. Isso inclusive inspirou outros bancos da região latino-americana a buscar implementar sistemas semelhantes em seus respectivos países.

“Como qualquer ferramenta digital, os PSP e as entidades reguladoras vão centrar-se nos mecanismos de segurança dos meios de pagamento, se compararmos com os cartões, esta abordagem é bastante plausível.” Pimentel acrescenta, “O PIX é ideal para indústrias dinâmicas como o iGaming por apresentar funções de alta segurança e tecnologia, prevendo novidades para este ano como a internacionalização do PIX, com possibilidade de transações cross-border, o uso de leitura facial, aproximação e uso offline”.

Ele também destaca que “ao integrar um negócio com a PayRetailers, todos os métodos são seguros, oferecemos soluções de pagamento que fazem com que comerciantes e usuários finais se sintam confortáveis ​​usando nossa plataforma. A PayRetailers foi criada para fazer a diferença nos serviços de pagamento com presença nos diferentes mercados da região, ajudando a expandir negócios em qualquer setor e com diferentes modelos de negócio. Além disso, continuamos a melhorar constantemente a integração tecnológica para continuar cobrindo totalmente as necessidades de compra do usuário final.”

A PayRetailers se foca em fornecer uma experiência de pagamento simples e segura para os jogadores. Para isso, ela oferece uma experiência de pagamento localizada que inclui os métodos de pagamento mais populares em cada país e na moeda local. Tudo isso integrado em uma única API, com opções de integração como paywall ou direto, bem como recebimentos e pagamentos globais. A PayRetailers também otimiza o desempenho para um gerenciamento de risco mais eficaz, garante a escalabilidade e a confiabilidade de seus serviços e fornece relatórios úteis e acionáveis. Além disso, como o mundo dos jogos é construído em blockchain, a PayRetailers mantém as empresas e os jogadores seguros por meio de seu sistema de gerenciamento de fraude e risco, apoiado por seu mecanismo interno de aprendizado de máquina.

O impacto e o desafio de uma regulamentação para o iGaming

Com a promulgação da Lei 13.756 em 2018, as apostas feitas em sites do setor de iGaming, antes considerados jogos de azar e proibidos no país, passaram a ser aceitas. Essa mudança fez os jogadores se sentirem mais seguros e as casas de apostas invadiram o Brasil, o que ajudou o setor a crescer.

Diante disso, muito se tem falado sobre uma possível regulamentação do setor de jogos durante o novo governo Lula da Silva, prevista para 2023, colocando em jogo algumas questões como a possibilidade de se firmar em um mercado local, trazendo para os cofres mais de 3,5 bilhões de euros em quatro anos, a chance de se tornar um legislador de referência para outras jurisdições como Argentina ou México, realizar patrocínios essenciais para a difusão no mercado e respeitar a legislação tributária brasileira.

“O setor de iGaming tem crescido extraordinariamente nos últimos anos, principalmente devido ao mercado de jogos e apostas, e com uma regulamentação iminente, a nova geração de jogadores espera novas tendências e jogos tecnológicos, cuja expansão dependerá de fatores como: realidade virtual, apostas esportivas, jogos multiplayer, cassinos ao vivo, dentre outros.

Todos esses segmentos de mercado, diz Daniel, precisam de uma solução tecnológica como a PayRetailers, que atua no mercado local. “Sabemos que muitas pessoas não têm conta bancária, e fazem negócios com pouco dinheiro, não podendo comprometer grande parte do seu orçamento. A diversidade de meios de pagamento, o rápido acesso às novas tecnologias e a equipe local fazem da PayRetailers uma forte parceira dos lojistas no Brasil e em todos os países onde estamos presentes.”

Daniel garante que o iGaming veio para ficar, e acredita que os negócios online vão abranger todo o mercado, pois, ao contrário do tradicional, sua manutenção é muito mais barata, pois requer menos pessoal e maquinário. Isso se traduz em um crescimento de l 7% no número de jogadores na América Latina em 2022 segundo dados do IMS, e alcançando 130 milhões de usuários em dispositivos móveis, sendo os jogos móveis os mais rentáveis, com 52% de participação traduzida em mais de cem milhões de dólares. Isso fez com que esse mercado fosse avaliado em US$ 7,2 bilhões na América Latina em 2022, refletindo o fato dos jogadores terem encontrado maior conforto, possibilidade de jogar em vários dispositivos, comodidade e variedade de conteúdo.

“O segmento online tem uma base sólida e atua em diversas frentes, além de que as expectativas para a projeção futura no Brasil são positivas. Ele é mais lucrativo e completo, então o segmento online, na minha opinião, é o que vai ter mais relevância no Brasil e em toda a América Latina.”