Uma paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, no Distrito Federal, morreu após cair da janela da unidade na última quinta-feira (9). Cidalva Prates Guedes, de 53 anos, estava internada com um quadro grave de dengue e, segundo a equipe médica, teve um delírio e pulou sozinha da sala vermelha, que estava com a janela aberta.
A queda de uma altura de cerca de 2 metros causou traumatismo craniano em Cidalva, que foi diagnosticada com uma “hemorragia cerebral grave sem chance de reversão”.
Filha confirma morte da mãe
A informação sobre a morte foi confirmada pela filha da vítima na noite desta terça-feira (14). “É com muita dor que informo que minha mãe acaba de falecer”, diz Andressa nas redes sociais.
A família de Cidalva denunciou o caso, alegando que os devidos socorros não foram prestados após a queda. Segundo a Polícia Civil, populares avisaram que a paciente estava caída do lado de fora da UPA. A família também afirma que, diante do quadro de saúde da mulher, não havia como ela pular sozinha da janela. Segundo os familiares, Cidalva apresentava fraqueza e confusão mental dias antes do acidente.
Caso segue investigado pela polícia
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges), responsável pela gestão da UPA, disse que a equipe prestou toda assistência e que o caso está sendo investigado pela 19ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia. Em nota, o Iges afirmou que a equipe da UPA reavaliou a paciente e a encaminhou para o Hospital de Base, onde foi solicitada uma tomografia e um parecer da neurocirurgia.