O preconceito destinado às pessoas com deficiência é uma realidade que, infelizmente, ainda é muito presente ao redor do mundo. Na Malásia, um jovem cadeirante foi expulso de uma academia devido a sua condição física. A proprietária do estabelecimento afirmou que o aluno “mancharia a reputação do local”.
A atitude da proprietária da academia foi considerada por muitas pessoas como lamentável. Muitos internautas consideraram o procedimento da mulher como falta de empatia e respeito para com as pessoas com deficiência, pois ao expulsar o jovem cadeirante, ela o trata como um problema e não como um aluno em busca de melhorar sua saúde.
Colega de treino tentou defender o rapaz
Quando a proprietária do estabelecimento veio ao jovem cadeirante para pedir que ele se retirasse, o seu parceiro de treino Afiq Azman questionou o motivo de a mulher estar tratando seu amigo daquela forma. O caso aconteceu em Simpang Ampat e teve uma grande repercussão na internet, após a divulgação do vídeo, que foi gravado pela vítima da expulsão: “Porque você é deficiente, está sujeito a acidentes ao usar os aparelhos, isso é perigoso. Sua condição física não é compatível com esta academia”, disse a dona do local, justificando seu pedido.
Dah beberapa bulan aku dok mai gym tiba2 hari nie aku diberitahu lepas nie aku x boleh masuk gym dengan alasan keadaan aku yg berkerusi roda & faktor keselamatan. Bila ditanya tentang rules & policy dia dok pusing cakap bahaya la apa laa…. pic.twitter.com/W9EXDBpfij
— Jason King (@afqazmann) March 1, 2023
A publicação do vídeo nas redes sociais foi fundamental para o caso ganhar repercussão e chamar a atenção para esse tipo de preconceito. Muitos comentários foram gerados de pessoas indignadas com a situação.
Internautas repercutiram o vídeo
Nos comentários postados, as pessoas apoiaram os rapazes e criticaram a atitude da proprietária da academia que, ao invés de incluir e adaptar o lugar para que o jovem treinasse em segurança, preferiu excluir o aluno e impedi-lo de progredir fisicamente.