Igreja em Olinda (PE) consagra sua primeira pastora lésbica: ‘É com imensa alegria e o coração transbordando’

A ordenação da pastora Adriana Carla foi anunciada nas redes sociais da igreja com o uso de linguagem neutra.

PUBLICIDADE

A Primeira Igreja Batista em Bultrins, em Olinda, no Recife, realizou no dia 25 de fevereiro a ordenação da sua primeira pastora lésbica, Adriana Carla Alves e Silva. A igreja é dirigida pelo pastor Paulo Cesar Pereira, que acompanhou a cerimônia de ordenação.

PUBLICIDADE

A ordenação da pastora Adriana Carla foi anunciada nas redes sociais da igreja com o uso de linguagem neutra.

“É com imensa alegria e o coração transbordando de gratidão que nós da Primeira Igreja Batista em Bultrins compartilhamos com todes, todas e todos o convite para o Concílio da nossa amada irmã Adriana Carla Alves e Silva que acontecerá às 14h, e assim sendo aprovada, a Ordenação se dará no mesmo dia às 18h.”

Conservadores descartam mulheres no ministério pastoral

A ordenação de mulheres ao ministério pastoral é uma prática descartada entre os batistas mais conservadores, bem como em muitas vertentes das Assembleias de Deus e na Igreja Presbiteriana do Brasil. No entanto, o movimento chamado “teologia inclusiva” vem ganhando espaço no meio evangélico, principalmente em igrejas tradicionais que se articulam por meio de entidades como o CONIC e a Aliança de Batistas do Brasil (ABB).

Enquanto a ordenação da pastora Adriana Carla representa uma vitória para o movimento da teologia inclusiva no Brasil, a Igreja Metodista Unida enfrenta um racha nos Estados Unidos devido à postura de setores progressistas que vêm ordenando homossexuais ao ministério, ignorando o posicionamento oficial da denominação.

PUBLICIDADE

A ordenação da pastora lésbica na Primeira Igreja Batista em Bultrins reflete um movimento crescente em igrejas cristãs que buscam promover a inclusão de pessoas LGBTQIA+. No entanto, essa abertura também tem gerado conflitos em comunidades religiosas que resistem a essas mudanças.

Pastor defende teologia inclusiva

O pastor Paulo Cesar Pereira, que lidera a Primeira Igreja Batista em Bultrins, tem sido um defensor da teologia inclusiva e da ordenação de mulheres ao ministério pastoral. A cerimônia de ordenação da pastora Adriana Carla representa um marco na história da igreja, que se alinha com as mudanças sociais e culturais em curso no país.