Homem falece após infecção por ameba comedora de cérebro ao lavar nariz na torneira; todo cuidado é pouco

Departamento de saúde emitiu alerta para a população sobre infecção do primeiro caso relatado neste ano.

PUBLICIDADE

Um homem foi a óbito depois de contrair uma ameba conhecida como comedora de cérebros. Ele foi infectado pela Naegleria fowleri ao enxaguar o rosto e lavar o nariz com água de torneira. O homem não teve a identidade divulgada pelas autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

Segundo informações do canal FOX 4, a vítima faleceu no dia 20 de fevereiro. Três dias antes, o departamento de saúde de um condado dos Estados Unidos emitiu um alerta. O comunicado era sobre os riscos de infecção.

Homem morre por ameba comedora de cérebro

O fatídico caso ocorreu no sul da Flórida. De acordo como departamento de saúde, essa infecção é rara e só acontece por água contaminada pela ameba. O órgão enfatiza que não há risco de infecção ao beber água da torneira, contudo, ela pode entrar pelo nariz.

A ameba pode provocar uma infecção cerebral que é conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM). Infelizmente, essa patologia não tem tratamento eficaz conhecido pela medicina.

Conforme dito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, esse é o primeiro caso na Flórida de infecção por água de torneira. Ainda de acordo com o órgão, a infecção leva a óbito mais de 97% dos infectados. De 1962 a 2021, foram 154 vítimas que contraíram a ameba e somente quatro sobreviveram.

PUBLICIDADE

Todo cuidado é pouco para evitar contaminação

O CDC alerta sobre os cuidados para evitar uma infecção pela ameba comedora de cérebros. Ela vive em corpos quentes de água doce, como rios, lagos e fontes termais. É desaconselhado cavar ou mexer em solo de água rasa e quente. Apesar de raro, piscinas sem cloro o suficiente podem representar uma ambiente propício para o aparecimento.