Menina nasce com anomalia rara de 6 centímetros no interior de São Paulo

Após acompanhamento médico a recém-nascida passou por um procedimento cirúrgico.

PUBLICIDADE

Em Jundiaí, interior de São Paulo, uma criança nasceu com uma anomalia considerada rara no corpo: uma cauda de 6 centímetros. O caso foi publicado em uma edição recente da revista internacional de estudos científicos Journal of Pediatric Surgery Case Reports.

PUBLICIDADE

A menina nasceu em 2020, por meio de cesariana. Uma espinha bífida, defeito no fechamento da coluna, acompanhava a pseudocauda. A mãe estava livre de qualquer doença e não usava nenhum tipo de droga. Apesar da anormalidade, o estudo também observou que a recém-nascida não apresentou alterações neurológicas.

Menina passou por cirurgia para retirada da cauda

Assim que nasceu, a criança recebeu acompanhamento médico por Greendacc, Hospital da Criança em Jundiaí e por investigador dos Estados Unidos. Depois de estimativas e exames dos profissionais, ela foi observada à cirurgia para retirar a cauda. Segundo o estudo, os médicos fecharam a coluna após a remoção da cauda. O exame da cauda revelou que ela era composta de gordura, mas não tinha músculo, osso ou cartilagem.

Hoje em dia, de acordo com o investigador, a menina tem três anos e pode andar sem complicações. O estudo passou por ajustes para ajudar a planejar o tratamento adequado para esses tipos de anormalidades.

Outros casos recentes

Vale lembrar que raras anormalidades como essa já foram observadas em outras partes do Brasil, como o relato de um caso em Fortaleza, onde um bebê nasceu com uma cauda que media 12 cm de comprimento. Recentemente, um bebê no México nasceu com a mesma condição, mas a causa tinha pelos.

PUBLICIDADE