Estudos recentes publicados na revista Nature deste mês de fevereiro apontam que a geleira Thwaites está derretendo muito mais rápido do que se esperava e poderá colapsar. Esta geleira, que fica na Antártida, poderá trazer sérias consequências para as cidades à beira-mar, caso se solte.
Conhecida como ‘geleira do Juízo Final’, esta enorme plataforma de gelo tem sofrido por causa do aquecimento do oceano. Se vier a se soltar, poderá resultar em um aumento do nível do mar.
Os cientistas explicaram que o risco de um desastre está aumentando porque já foram constatadas ‘formações de escadas’ e até rachaduras mais profundas. A água quente e salgada do oceano vai contribuindo para aumentar estas fendas e a formação fica cada vez mais instável.
Cientista está preocupado com a situação
Peter Davis, renomado oceanógrafo, alertou: “O que descobrimos é que, apesar de pequenas quantidades de derretimento, ainda há um rápido recuo da geleira, então parece que não é preciso muito para empurrar a geleira para fora de equilíbrio”.
Esta geleira é como se fosse uma rolha, pois ela impede o aumento do nível do mar. Só que ela já recuou quase 15 quilômetros nas últimas décadas e, com isto, vai ficando mais exposta às águas quentes.
Cidades costeiras serão atingidas
Mais de dez cientistas, dos Estados Unidos e também do Reino Unido, viajaram para esta geleira e ficaram seis semanas estudando a fundo as mudanças. Um moderno robô foi utilizado nesta pesquisa, que monitorou o fundo da estrutura.
Quando ocorrer a desintegração dessa geleira, as cidades costeiras serão atingidas, pois o nível do mar poderá aumentar cerca de 3 metros, além de influenciar geleiras que estão próximas.