OMS confirma surto de um dos vírus mais letais do mundo e que não tem tratamento; até 88% de fatalidade

Vírus letal é da mesma família do ebola e dependendo dos casos pode levar 88% dos infectados a óbito.

PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Saúde confirmou o surto de um dos vírus mais letais do mundo. Essa notícia foi divulgada nesta terça-feira (14), após a constatação de dados em uma região que fica na Guiné Equatorial, país da África Central.

PUBLICIDADE

O vírus Marburg é da mesma família do ebola, com sua taxa de letalidade chegando na média de 50%. Contudo, dependendo de variantes e cuidados recebidos pelo infectado, esse número pode subir para 88%.

Surto de vírus deixa mais de 4 mil em quarentena

A OMS não aprovou, até o momento, nenhum tratamento ou vacina para o vírus Marburg. Através de um comunicado oficial do Ministério da Saúde da Guiné Equatorial, é informado que há uma “situação epidemiológica atípica”. Essa área fica em uma região rural de uma floresta densa, nas proximidades das fronteiras do Gabão e do Camarões.

Segundo as autoridades sanitárias, já foram confirmados nove óbitos pelo referido vírus, 16 infecções suspeitas, sendo 14 assintomáticas e duas sintomáticas. Outras 21 pessoas estão em isolamento ou vigilância por contato com pessoas que faleceram. Já 4.325 estão sob quarentena em suas casas.

O que é o vírus Marburg

O vírus Marburg é da mesma linhagem do ebola, sendo transmitido a seres humanos e primatas por morcegos. Entre as pessoas, o contágio acontece por fluídos corporais de infectados ou o simples contato com superfícies que estejam contaminadas.

PUBLICIDADE

Uma cidade da Alemanha, de mesmo nome, teve o primeiro caso documentado, daí o batismo do vírus. No ano de 2004 teve um surto do Marburg em Angola, quando 90% das 252 pessoas contaminadas foram a óbito. Já em 2022, duas mortes foram relatadas em Gana.