Uma família passou por um verdadeiro desespero quando um bebê de sete meses se engasgou ao ingerir leite. O caso aconteceu nesta última segunda-feira (13), em Patos de Minas, cidade do interior de Minas Gerais. Felizmente, os pais agiram rápido e conseguiram salvar o filho.
Eles ligaram para o Corpo de Bombeiros e relataram o que estava acontecendo. Enquanto um veículo da corporação seguia para o local, um militar orientava o casal, por telefone, como agir para salvar a criança.
Bombeiro orienta pais com bebê engasgado
O Corpo de Bombeiros recebeu a ligação do bairro Jardim Europa, dos pais de um bebê que estava engasgado com leite, após ser amamentado. Eles informaram que a criança estava sem respirar e o militar encaminhou de imediato uma guarnição para o socorro.
Enquanto o veículo não chegava, o Sargento Cruzeiro orientou aos pais, por telefone, as manobras que devem ser realizadas para desobstrução das vias aéreas. Quando os agentes chegaram na casa, os pais já tinham conseguido fazer o bebê respirar melhor, graças às orientações recebidas.
Apesar de aparentar estar fora de risco, o bebê foi levado para o Hospital regional para ser atendido por um médico, além da realização de alimentos complementares. Segundo a corporação, nesse caso é sempre ideal manter a calma e pedir socorro imediato.
O que fazer nesses casos
Um instrutor que trabalha no Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar, instrui como socorrer um bebê que esteja engasgado, conforme vídeo acima. Essa medida é para engasgo severo ou total. Se possível, enquanto alguém faz as manobras, outra pessoa deve ligar imediatamente para o serviço de socorro.