Terremoto na Turquia e Síria: número de óbitos já passa de 7 mil; há mensagens de pessoas soterradas

Milhares de pessoas ainda estão desaparecidas pior tremor em mais de 80 anos na região.

PUBLICIDADE

Nesta última segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,8 foi constatado na Turquia, próximo da fronteira com a Síria. Esse é o tremor mais forte da região, desde quando a mesma área foi atingida por um forte abalo sísmico em 1939.

PUBLICIDADE

O resgate ficou ainda mais difícil por conta da madrugada de frio e a quantidade de prédios destruídos, que inviabilizavam a chegada de equipes. Até a tarde desta terça-feira (7) foram registradas mais de 7 mil mortes.

Óbitos em terremoto na Turquia e Síria

O número de mortes na Turquia chegou a 5.434, enquanto na Síria o total é de 1.832 óbitos, segundo o serviço de saúde turco e o governo sírio. Ainda há dezenas de milhares de pessoas estão desabrigadas ou feridas após esse terremoto.

Os números são alarmantes, uma vez que autoridades da Turquia estimam que pode haver em torno de 13,5 milhões de pessoas afetadas. Essa população reside em uma área de cerca de 450 quilômetros.

Já as autoridades da Síria estimam que haja óbitos até o sul de Hama, a aproximadamente 250 quilômetros do epicentro do tremor. O governo informou que há milhares de vítimas desaparecidas, com um grande esforço para encontrá-las debaixo dos escombros.

PUBLICIDADE

Mensagens de pessoas soterradas

Um jornalista da Turquia disse para a rede BBC que está recebendo pedidos de ajuda. Essas solicitações de socorro são por celular de pessoas que estão soterradas. “As pessoas ainda estão sob os prédios [desmoronados] e precisam de ajuda. Elas estão nos dizendo onde estão e não podemos fazer nada”, disse Ibrahim Haskologlu.