Os 4 idiomas mais fáceis de aprender para quem fala português

Os idiomas mais fáceis de aprender para os falantes da língua portuguesa

PUBLICIDADE

A língua portuguesa é o idioma falado em Portugal, Brasil e mais 7 países – além de Macau, uma província chinesa. Ao todo, são mais de 270 milhões de falantes, o que coloca o português em sexto lugar entre os idiomas mais falados em todo o mundo. Ainda assim, muitas pessoas sentem a necessidade de aprender a se comunicar em outras línguas e, naturalmente, surge a pergunta: quais são os idiomas mais fáceis de aprender para quem fala português?

PUBLICIDADE

A seguir, vamos apresentar a lista com essas opções. Quem sabe alguma das línguas abaixo não seja a próxima que você se tornará falante? Para tanto, você pode buscar estudar de diferentes formas: por conta própria, em escolas de idioma ou professores particulares – esta última, a opção que mais tem se popularizado no Brasil. Vamos lá?

Os idiomas mais fáceis de aprender para os falantes da língua portuguesa

Veja o ranking abaixo dos 4 idiomas mais fáceis para os nativos da língua lusitana.

1- Espanhol

O português e o espanhol surgiram do mesmo idioma, o latim proto-romântico. Esta era uma versão falada pelas camadas populares da população romana que habitava a península ibérica. A partir deste idioma, surgiram dois dialetos que, posteriormente, resultariam no espanhol e português.

PUBLICIDADE

O castelhano, falado no Reino de Castela, englobou outros idiomas falados nos reinos ibéricos e tornou-se o espanhol. Já o português originou-se do galego, mas aqui temos um fato curioso. O galego ainda é falado em uma forma muito semelhante à original, na região da Galícia, na Espanha.

Dado esse processo histórico, fica fácil compreender o porquê dos dois idiomas serem tão semelhantes. E para os nativos da língua de Camões que desejam aprender espanhol, existe uma vantagem que facilita o aprendizado: a língua portuguesa possui uma gama mais ampla de fonemas que a língua hispânica.

É claro que, como em todo aprendizado, existem desafios no estudo do espanhol. Fique atento aos falsos cognatos – as palavras de mesma escrita e pronúncia, mas que possuem significados muito diferentes nas duas línguas.

2- Italiano

Ah, o italiano. A língua de Dante Alighieri, das artes e do amor. Muita gente sonha em aprender o idioma, mas possui receios, temendo ser difícil. No entanto, você irá se surpreender.

Em alguns aspectos, o italiano é considerado mais fácil de ser aprendido por um falante de português do que o próprio espanhol. Isso se deve às similaridades na gramática e no vocabulário – mas além disso, os fonemas italianos são mais simples para nós.

É claro que isso depende muito do “português falado”, ou seja, do país ou da região que uma pessoa vem. Afinal, cada lugar possui seu próprio jeito de falar. Os falantes do sotaque paulistano, por exemplo, terão pouca ou nenhuma dificuldade em reproduzir os sons das palavras italianas.

A principal diferença fonética se dá no som do “ch”. Em português, utilizamos o mesmo som de “x”. Em italiano, no entanto, ele é pronunciado com o som de “qu”. Já na gramática, a grande diferença se dá na utilização dos verbos auxiliares para comunicar ações no passado e na flexão do gênero em alguns tempos verbais.

3- Francês

Aprender a língua francesa também é o sonho de muitos falantes de português. Assim como o italiano, ela carrega uma aura de encanto, sendo também ligada às artes e ao amor.

Ao escutar alguém falando francês, provavelmente você terá uma sensação de que é impossível aprender a língua. Isso porque a fonética é muito diferente do que estamos acostumados. No entanto, os demais elementos da língua – gramática, tempos verbais, grafia, entre outros – estão muito próximos do português, o que é uma verdadeira mão na roda para o aprendizado.

Portanto, se você deseja se tornar o próximo falante de francês, saiba que isso é possível. Basta se dedicar e ter resiliência para lidar com as diferenças entre os idiomas!

4- Romeno

A Romênia é um país pertencente ao mundo eslavo. Mas, ao contrário de seus vizinhos, seu idioma é de origem latina. Portanto, o romeno e o português possuem muitas semelhanças gramaticais e vocabulares.

Naturalmente, até pelo processo histórico e cultural com seus vizinhos, o romeno possui muitas influências dos idiomas eslavos, o que torna seu aprendizado mais desafiador que as línguas citadas anteriormente. Ainda assim, ele se configura na lista de idiomas mais fáceis de aprender para um falante de português.

E imagine só, que interessante, viajar até o Leste Europeu, onde as pessoas falam e usam alfabetos diferentes do nosso, e se deparar com um idioma no qual você encontrará afinidades? Pois este é o romeno.