Uma creche particular, que fica em São José, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, foi atacada e ficou destruída, após denúncias. A instituição de ensino foi denunciada por manter crianças em canil, como forma de castigo.
O Ministério Público do Estado abriu um procedimento para averiguar a veracidade dessas denúncias, após repercussão do fato. Havia sido solicitado vistoria pela Vigilância Sanitária, para saber se o espaço estava adequado para atender crianças.
Creche é denunciada por manter crianças em canil
A Secretaria Municipal de Educação também foi contatada para ir ao local e averiguar se estava legalizado junto com a prefeitura. Ainda segundo o MP-SC, o Conselho Tutelar fez uma visita na última segunda-feira (16), após denúncias em vídeos.
Ao chegarem no local, o estabelecimento estava fechado, com brinquedos e vidros quebrados. Segundo o órgão, pessoas que moram próximas ao local disseram que na sexta-feira anterior teve conflitos, no momento em que os pais iam buscar os filhos.
Advogado da creche se pronuncia
O advogado da creche, Wandergell Leiroza, concedeu uma entrevista para o portal UOL, afirmando que essa denúncia é boato. Segundo o defensor, esse rumor começou por uma pessoa que trabalhou no estabelecimento, contudo, tinha sido afastada por não se adequar aos requisitos.
Ele disse que há uma casinha, que tem conhecimento dos pais, onde as crianças ficam brincando. De acordo com sua defesa, essa pessoa fotografou as crianças nesse espaço, fez uma montagem e publicou, alegando ainda que foi tudo orquestrado.