Nesta quarta-feira (18), a queda de um helicóptero próximo a uma creche tirou a vida de 14 pessoas, entre elas, uma criança. Uma das vítimas do acidente é Denys Monastyrsky, ministro de interior da Ucrânia.
A queda da aeronave foi em Kiev, capital e cidade mais populosa do país da Europa Oriental. Também foram a óbito na tragédia o vice-ministro, Yevhen Yenin, e Yuri Lubkovych, secretário de Estado do Interior.
Queda de helicóptero perto de escola infantil
Até a tarde desta quarta-feira, 18 de janeiro, as autoridades da Ucrânia não tinham apontado se há algum envolvimento da Rússia. No momento, afirmaram apenas que começaram o processo de investigação para esclarecer os motivos que levaram à queda do helicóptero perto de uma escola de ensino infantil.
Inicialmente, autoridades ucranianas informaram serem 18 vítimas, contudo, após revisarem e concluírem as buscas, o número de mortos diminui para 14. Segundo o serviço de emergência, a criança estava na creche, atingida por destroços da aeronave.
14 pessoas falecem em queda de helicóptero
Das 14 vítimas pela queda do helicóptero, nove delas estavam dentro do veículo aéreo, as outras cinco estavam nas proximidades do acidente, como os funcionários da escola infantil. Foi divulgado que 25 pessoas ficaram feridas, sendo que 11 delas são menores.
A queda da aeronave aconteceu em um bairro residencial, distante 25 quilômetros da capital, que tem sido alvo de bombardeiros da Rússia desde o final de 2022. A aeronave era um modelo Super Puma, francês, e pertencia ao governo do país, geralmente usado para operações emergenciais.