Ao menos 68 pessoas morreram em um acidente de avião, de caráter doméstico, em Pokhara, que fica no Nepal. Esse acidente é considerado o pior dos últimos 30 anos no pequeno país do Himalaia.
A aeronave, da Yeti Airlines, saiu da capital Katmandu, com 72 pessoas, sendo 68 passageiros e 4 tripulantes. Equipes de resgate foram mobilizadas ao local da queda do avião, para a busca de vítimas e possíveis sobreviventes. Até a manhã deste domingo (15), foram resgatados 64 corpos.
Queda de avião no Nepal
De acordo com Jagannath Niroula, porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do país, no momento do acidente, o tempo era claro. Ainda não se sabe as causas que levaram à queda do avião no Nepal, mas elas já estão sendo investigada pelos órgãos responsáveis.
O policial Ajay K. C. disse para a agência Reuters que “o avião está pegando fogo”. Ele acrescentou, ainda, que equipes que trabalhavam no resgate estavam encontrando dificuldades para chegar até o local da queda. A aeronave caiu em um desfiladeiro, localizado no meio de duas colinas perto do aeroporto do município turístico.
O avião é um bimotor do modelo ATR-72, que fez contato com o aeroporto de Seti Gorge às 10h50, no horário local. Abaixo, você pode ver um vídeo que mostra o avião segundos antes da queda.
Quedas de aeronaves são frequentes no Nepal
Desde 2000, ao menos 309 pessoas foram a óbito em acidentes de helicóptero ou de avião no Nepal, país onde há montanhas altas e o clima muda repentinamente. A União Europeia baniu companhias aéreas do país no seu espaço aéreo há cerca de nove anos, por conta de preocupações com a segurança.