Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra agentes da Polícia Militar do Distrito Federal conversando com bolsonaristas enquanto o Congresso Nacional, o Planalto e o STF eram invadidos. As imagens viralizaram nas redes sociais e deixaram muitos internautas revoltados.
A cena foi compartilhada primeiramente pela jornalista Ana Flor, da GloboNews. A imagem mostra um PM filmando o colega, enquanto outro policial militar conversa com bolsonaristas que estavam presentes na invasão.
Na tarde deste domingo (08), milhares de bolsonaristas radicais estava marchando pela Esplanada dos Ministérios quando decidiram enfrentar os policiais que formavam um bloqueio.
Policiais militares do DF tiram foto e batem papo com manifestantes enquanto vândalos invadem Congresso Nacional. Reparem a conversa sobre invadir o #STF #brasilia pic.twitter.com/33HNDKN8yo
— Ana Flor (@Ana_Flor) January 8, 2023
É grande a destruição no STF
Os extremistas conseguiram invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e também a sede do STF. Muitas vidraças foram quebradas e os imóveis depredados quase que totalmente.
O Congresso foi o primeiro prédio a ser atacado. Os policiais fizeram um bloqueio na área, mas não conseguiram impedir a entrada de milhares de pessoas que saíram quebrando tudo pela frente.
Os bolsonaristas fizeram grande destruição no Congresso
Muitos subiram a rampa do Congresso e invadiram as cúpulas. No Salão Nobre, quase todas as vidraças foram quebradas e a Polícia Legislativa tentou impedir a destruição, mas sem sucesso.
Outro grupo de bolsonaristas foi na direção do Palácio do Planalto, que é a sede do governo federal. Eles conseguiram tomar a área externa do prédio, enquanto os agentes policiais formavam uma barreira para tentarem impedir o acesso à área interna.