Vaticano e o mundo se despedem do Papa Bento XVI; caixão de zinco soldado e outros detalhes

Féis de todo o planeta dão um último adeus ao Papa Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro aos 95 anos.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (5) ocorre o funeral do Papa Emérito Bento XVI, que faleceu aos 95 anos, no Vaticano, no dia 31 de dezembro. O Papa Francisco é quem presidiu a missa fúnebre, na Praça São Pedro e comanda a cerimônia de despedida do religioso.

PUBLICIDADE

O corpo de Joseph Ratzinger estava na Basílica de São Pedro desde segunda-feira (2), onde cerca de 160 mil pessoas foram prestar suas últimas homenagens. Após a despedida, o corpo foi colocado em um caixão de madeira cipreste, antes dos outros procedimentos fúnebres.

Velório do Papa Bento XVI

O caixão com o corpo do Papa Bento XVI foi fechado sob a presença de assessores próximos a ele. Após o fechamento, será levado de volta par a Basílica, onde será selado e envolto com fitas.

Posteriormente, será colocado em um caixão de zinco, que receberá solda, antes de ser colocado em um terceiro caixão maior, feito de madeira. O enterro acontecerá nas criptas que ficam sob a Basílica de São Pedro, como era o seu desejo. Todo o sepultamento ocorre de forma privada.

No local onde ele será sepultado estava o corpo de João Paulo II, enterrado em 2005. Contudo, o caixão dele foi removido do local e realocado em uma capela na basílica, em 2011.

PUBLICIDADE

Fiéis acompanham funeral de Papa Bento XVI

A praça de São Pedro, que fica no Vaticano, ficou praticamente lotada diante de um público de aproximadamente 130 mil pessoas. Fieis, membros da Igreja, representantes de governos, turistas e jornalistas estavam acompanhando o funeral. Um forte esquema de segurança, com milhares de agentes policiais, foi armado no local.