O Papa Bento XVI faleceu no dia 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, no Vaticano. Nesta quinta-feira (5) foi divulgado, pela Igreja Católica, o seu testamento. Ao contrário de documento com valores financeiros e indicando bens patrimoniais, esse beneficia toda a humanidade por suas mensagens.
O testamento espiritual do religioso foi escrito em agosto do ano de 2006, após a sua chegada ao cargo máximo da Igreja Católico. No referido texto, ele pede que os fiéis “permaneçam firmes na fé”.
Testamento de Bento XVI
O testamento do Papa Emérito Bento XVI foi divulgado em sua integridade pelo Vaticano, onde há também um pedido de desculpas. Esse perdão é direcionado para todos aqueles com quem ele tenha “de algum modo tenha cometido um erro”.
Em um trecho do documento, Joseph Ratzinger diz que a pesquisa histórica e ciências naturais, as vezes, podem oferecer resultados inegáveis, contrastando com a fé católica. Ao fim, ele deixa uma oração de sua parte.
Abaixo você pode ler a esse texto na íntegra, que em um de seus trechos tem a seguinte frase: “A todos aqueles que de algum modo tenha cometido um erro, peço perdão de coração”.
Funeral e sepultamento do Papa Bento XVI
O velório do Papa Emérito Bento XVI ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, terminando nesta quarta-feira (4). O funeral ocorre nesta quinta-feira (5) na Praça São Pedro. O sepultamento será nas criptas sob a Basílica de São Pedro, como desejo do religioso. Ao contrário do cerimonial de despedida, o enterro será realizado de forma privada.