O que é o Ciclone bomba que atinge os Estados Unidos, podendo congelar quem estiver na rua

Desde quarta-feira os americanos sofrem com temperatura bem abaixo de 0.

PUBLICIDADE

O intenso fenômeno de inverno que atinge partes dos Estados Unidos e também do Canadá desde quarta-feira (21), deve se agravar neste fim de semana. O Serviço Nacional de Meteorologia prevê temperaturas extremamente baixas, entre -45ºC e -56ºC, provocadas pelos chamados ‘ciclones bomba’, capazes de congelar até à morte.

PUBLICIDADE

Temperaturas geladas já estão sendo sentidas em alguns estados, como Wyoming, que registrou -37ºC nesta quinta-feira (22). Em Colorado, as temperaturas despencaram para -23°C. A ciência mostrou que um corpo submetido a valores tão baixos pode congelar.

Como funcionam os ciclones de bombas

Essas baixas temperaturas foram causadas pelo fenômeno chamado pela ciência de ciclone bomba. Segundo a agência meteorológica, os ciclones bomba são causados ​​por uma massa de ar congelado do Ártico que colidi com uma massa de ar quente dos continentes.

Além de atingir algumas partes do Canadá, a massa de ar frio vai atravessar quase todo os Estados Unidos e chegar até a costa com o México – onde as rajadas de vento devem chegar a 100 km/h.

Ciclone relacionado a uma ‘bomba’

O fenômeno recebe esse nome porque uma tempestade causada por uma onda de ar frio se intensifica e perde a pressão atmosférica tão rapidamente que cai 24 milibares em 24 horas. É como um efeito de explosão causado por uma queda brusca de pressão. As tempestades podem evoluir com a força e a velocidade de um furacão de categoria 3. De acordo com os meteorologistas, a região que deve ser mais atingida será a região dos Grandes Lagos, que abrange o nordeste dos EUA e o sudeste do Canadá.

PUBLICIDADE