O DIU – dispositivo intrauterino é usado por muitas mulheres como um método contraceptivo. Inclusive, ele acabou se tornando assunto recentemente, após a atriz Mel Maia revelar que havia colocado DIU. A jovem recorreu ao método após ter recebido a previsão de uma sensitiva sobre uma possível gestação.
Uma jovem de 23 anos acabou passando por um sufoco após o DIU desaparecer dentro do útero. Vitória da Silva Ferreira estava com o dispositivo perdido e isso estava provocando muita dor e sangramento. Ela precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico para fazer a retirada do objeto.
O procedimento foi realizado em um hospital do município de Santos, cidade litorânea de São Paulo. A mulher contou que após ter feito a cirurgia se sente bem e as dores sumiram. Vitória foi internada no começo da semana e ficou sangrando na cama enquanto aguardava a operação ser realizada.
Cirurgia adiada
A jovem teve o procedimento adiado por pelo menos duas vezes, pois os médicos não conseguiam localizar o dispositivo. A operação foi feita nesta última quinta-feira, 15 de dezembro, após o assunto ser divulgado pelo portal de notícias G1. Vitória disse que começou a ter dores intensas no último domingo, 11 de dezembro e já chegou na UPA gritando de dor.
Os profissionais fizeram a tentativa de retirar o DIU sem anestesia, mas ele estava preso dentro do útero. “Me deram uma ‘raqui’ [raquianestesia] sem necessidade, e mesmo assim não conseguiram localizar o DIU”, desabafou. Felizmente, na última ultrassonografia o dispositivo perdido foi localizado e ela já foi direto para sala de cirurgia.
Prefeitura se manifestou sobre situação
De acordo com a prefeitura, a anestesia raquidiana tem um efeito local. Isso quer dizer que a paciente fica consciente durante o procedimento cirúrgico, mas não sente dor. A Secretaria de Saúde ressaltou que o objeto foi localizado no ultrassom e retirado no centro cirúrgico.
Apesar da dor de cabeça por causa do dispositivo que foi colocado no mês de janeiro, a jovem disse que está aliviada com o desfecho. Ela é mãe de três crianças e por isso resolveu recorrer ao método.