Um grupo de apoiadores extremistas do presidente Jair Bolsonaro tentou invadir a sede da Polícia Federal em Brasília, na noite desta segunda-feira (12), e incendiou dezenas de carros e pelo menos um ônibus.
O grupo protestava contra a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, que participava de uma manifestação antidemocrática. Em ato de protesto, o grupo tentou jogar um ônibus de cima de um viaduto.
Manifestantes tentam jogar ônibus de viaduto
Os manifestantes fecharam ruas, incendiaram vários veículos, quebraram placas e lixeiras. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram o vandalismo do grupo tentando empurrar um ônibus de cima de um viaduto da rodovia.
🚨BRASIL: Bolsonaristas tentam jogar ônibus de cima de um viaduto em Brasília. pic.twitter.com/wNWTEFqVFe
— CHOQUEI (@choquei) December 13, 2022
Em outro ponto de Brasília, um carro foi incendiado em frente a um posto de combustível pelos manifestantes. O veículo acabou explodindo minutos depois. Mais de dez carros e um ônibus foram queimados pelos manifestantes até agora, incluindo um ônibus.
https://twitter.com/choquei/status/1602476503677407233/video/1
A Polícia Militar foi chamada para tentar controlar a situação e precisou usar spray de pimenta e munição não letal contra os bolsonaristas.
Bolsonaristas não aceitam derrota de Bolsonaro
Os protestos dos apoiadores de Bolsonaro continuam desde que Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, venceu o segundo turno da eleição presidencial em 30 de outubro. Os eleitores de Bolsonaro não aceitaram a derrota eleitoral para Lula, e vem pedindo intervenção militar na política por parte do Exército para que o atual presidente da República se mantivesse no poder. Lula assumirá a presidência em 1 de janeiro de 2023.