Luiz Inácio Lula da Silva, do partido do PT, venceu as eleições presidenciais no segundo turno, derrotando seu oponente que concorria à reeleição, Jair Messias Bolsonaro, do PL.
Às 19h59 deste domingo, 30 de outubro, com mais de 50% dos votos, Lula foi eleito o novo presidente do Brasil. O petista assume oficialmente o cargo a partir de 1° de janeiro de 2023.
Reação de Bolsonaro após perder as eleições
Após os resultados oficiais das eleições, Jair Bolsonaro optou por ficar em silêncio com seu vice-candidato, Walter Braga Netto (PL). Bolsonaro estava no Palácio da Alvorada, onde passou a tarde com o filho Flávio Bolsonaro, segundo assessores presidenciais.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o presidente não quis falar com ministros ao telefone ou encontrá-los no palácio após a derrota. Bolsonaro também não se pronunciou para imprensa e eleitores. Na frente de seu condomínio, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, muitos de seus apoiadores estavam em prantos, lamentando a derrota. Alguns até questionaram a veracidade das urnas.
A vitória do ex-presidente Lula marcou algo inédito desde a redemocratização: Bolsonaro foi o primeiro presidente a perder uma candidatura à reeleição. Em 31 de dezembro termina oficialmente seu mandato.
Lula quebra recorde histórico de votos nas eleições
Com a vitória nas eleições deste ano, Lula se torna o primeiro presidente eleito pela terceira vez no Brasil. Esta é a quinta eleição do petista ao principal cargo do país, ele sempre disputou em segundo turno. Este ano, Lula teve o maior número de votos da história, mais de 60 milhões. O recorde anterior era seu, com 58.295.042 votos nas eleições de 2006.