Empreendedores faturam R$7 milhões/ano no digital

A Black Friday 2022 está se aproximando e esse é um excelente momento para as empresas dos mais diversos segmentos faturarem muito.

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No entanto, vender bem apenas em uma época específica do ano não é suficiente para manter um negócio escalável e sustentável a longo prazo.

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Então, muitos empreendedores têm apostado na migração parcial ou total para o ambiente online como forma de otimizar as vendas ao longo de todo ano.

Afinal, hoje em dia, o público tem procurado adquirir e, sempre que possível, consumir os produtos pela própria internet, através de plataformas de hospedagem de infoprodutos , como é o caso de livros digitais e cursos online que podem ser divulgados por e-mail marketing.

Inclusive, foi percebendo esse movimento no mercado que João Amádio, fundador da VeteduKa – Escola de Medicina Veterinária que oferta cursos para estagiários e profissionais da Veterinária, conseguiu escalar seus resultados e aumentar o faturamento.

Conheça a história do empreendedor

Tudo começou em 2015, ao constatar que os estagiários das clínicas e hospitais veterinários nos quais trabalhava não tinham muito conhecimento prático. Assim, a partir dessa percepção, João resolveu criar o seu primeiro curso presencial no estado do Paraná.

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Como o projeto deu muito certo – a primeira turma teve 30 alunos, João Amádio continuou apostando em seu curso para complementar os ensinamentos passados na faculdade, bem como atualizar os profissionais que já haviam se formado.

O que acontece é que, em pouco tempo, ele percebeu que a migração para o ambiente online lhe permitiria alcançar profissionais em várias cidades do Brasil, o que, consequentemente, aumentaria consideravelmente o seu faturamento anual.

Assim, o veterinário e empreendedor foi em busca de uma plataforma de hospedagem intuitiva, que lhe possibilitasse disponibilizar o seu curso com segurança e facilidade.

Além disso, conforme ele relatou ao HeroCast, podcast da HeroSpark, levou em consideração o suporte oferecido pela ferramenta durante a sua escolha.

“Eu precisava levar em conta quem estava por trás do meu curso. Porque eu ia ter um aluno que estaria assistindo à minha aula, que eu produzia, mas que dependia da plataforma. Eu pensava: será que vai chegar na sexta-feira e ele não conseguirá assistir aos vídeos no final de semana? Então, para mim, foi muito importante as parcerias que eu construí, e a Eadbox (atual HeroSpark) foi a principal delas, porque tudo do curso era ali”, afirmou.

Hoje, João Amádio fatura cerca de R$7 milhões ao ano com a venda de seus cursos online no nicho da veterinária.

O que dizem as pesquisas e os especialistas

Para os especialistas, é inegável o poder do ambiente online para o aumento das vendas e o faturamento das cifras milionárias. Prova disso é que, segundo levantamento da Connect Soluções Digitais, só em 2020, o mercado de produtos digitais registrou um crescimento de 103%.

Para Rafael Carvalho, COO da HeroSpark, plataforma de soluções digitais, hoje, todos os negócios precisam estar no ambiente digital. “Alguns negócios ainda podem precisar de uma base offline ou um ponto de apoio para logística e/ou interação entre as pessoas. Porém, é fato que todos precisam cada vez mais ter uma presença online forte”, destaca.

Nesse sentido, ele aponta como primeiros passos para essa migração – parcial ou total – o conhecimento do público-alvo e o entendimento do ambiente digital.

“É importante conhecer as diversas possibilidades que o trabalho online tem a oferecer e entender qual delas tem maior sinergia com o seu negócio e o seu perfil como empreendedor. Ou seja, antes de colocar a mão na massa e iniciar os trabalhos, é preciso reconhecer o terreno e entender qual é a melhor estratégia para seu negócio. Em seguida, é preciso conhecer o perfil de consumo do público-alvo em relação ao produto/serviço oferecido”, pontua Rafael Carvalho.

O COO da HeroSpark ainda destaca que o empreendedor deve se questionar se o produto ou serviço oferecido pode ser acessado ou consumido pelo seu público nos meios digitais. Se a resposta for sim, então existem boas chances de sucesso.

O que priorizar na escolha da plataforma de hospedagem?

O empreendedor que decide migrar totalmente o seu negócio para o ambiente online e passar a oferecer produtos e serviços digitais em busca dos milhões movimentados nesse mercado, precisa se atentar para a plataforma de hospedagem escolhida.

Assim, além do suporte eficaz e rápido, que foi levado em consideração por João Amádio, da VeteduKa, também é necessário escolher uma plataforma que tenha recursos que permitam o desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital, como ferramenta para disparo de e-mail marketing, criador de landing page e programa de afiliados.

Além disso, é importante que a plataforma conte com checkout integrado e disponibilize materiais de apoio para contribuir para o sucesso no processo de vendas.

Felizmente, hoje em dia, já é possível encontrar plataformas gratuitas que disponibilizam todos esses recursos, o que é uma boa oportunidade para produtores que querem iniciar agora no mercado digital, mas possuem pouco capital para investimento.