Nesse final de semana ocorreu uma tragédia em uma família que reside na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Um menino de apenas 10 anos perdeu a vida após um disparo acidental de uma arma de fogo.
O garoto faleceu enquanto ele mexia na arma de um tio dele, que é policial militar, quando o projétil atingiu a sua cabeça. O acidente aconteceu em um sítio que fica no bairro Cidade Satélite, no município de Juatuba, nesse último sábado (22).
Menino falece com disparo de arma de fogo
Segundo informações do boletim de ocorrência, o tio teria guardado a arma de fogo em um local que tem difícil acesso para crianças, em cima de um armário. A pistola semiautomática Taurus 9mm estava dentro do coldre e travada.
O garoto de 10 anos e uma prima dele, de 11, foram dar uma volta de bicicleta com o pai dele em uma praça que fica perto do sítio. Ao retornarem, os primos foram até o cômodo onde a arma estava guardada. Ele teria pegado um banquinho para pegar a pistola, que estava no topo do móvel.
A menina informou para a polícia que teria alertado o primo para não pegar a pistola, uma vez que era muito perigoso. O garoto continuou a brincar com a arma, até que ela disparou acidentalmente, atingindo a própria cabeça. A garota saiu correndo e pediu por socorro.
Menino foi socorrido
Rapidamente, familiares da criança o socorreram e o levaram para a policlínica de Juatuba, porém, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos da bala e faleceu na unidade de saúde. O tio do menino ficou em estado de choque, necessitando de atendimento psicológico.
Perigo de arma em casa
O portal Criança Segura Brasil orienta sobre os perigos de arma de fogo em casa. A primeira dica de prevenção é não as ter, exceto se a profissão exija tal equipamento. É preciso entender os riscos e que devem ser tomadas medidas de segurança, como: guardar descarregada, travada e fora do alcance de crianças, guardar munições em local trancado; manter as chaves longe dos cadeados e enfatizar o perigo de arma para crianças.