Um grupo de estudantes vinculados à Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mara mineira, foi atropelado na manhã desta terça-feira (18/10) durante uma manifestação nas principais entradas da instituição. Os atos integram o “Dia Nacional em Defesa da Educação”, promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Em 2022, a universidade sofreu bloqueios na ordem dos R$ 8 milhões pelo MEC.
Durante o ato, somente veículos especiais, como ambulâncias, coletivos e automóveis de segurança tiveram o acesso liberado. Os demais condutores foram orientados ao acesso alternativo ao campus por meio da rodovia MG-280, próximo ao Acamari.
Alunos são atropelados durante manifestação
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o instante em que um motorista tenta furar o bloqueio realizado pelos estudantes. O modelo Fiat/Uno avança em direção aos manifestantes e chega a empurrar uma mulher para o capô. A estudante segura a lâmina do limpador do para-brisa e é arrastada por alguns metros.
Sob xingamentos e hostilidades, o motorista chega a parar o veículo e, em rápida conversa com os manifestantes, exige a liberação de sua passagem. Logo em seguida, o condutor consegue furar o bloqueio e avança em direção ao campus.
Estudante da UFV foi atropelada por um motorista cuzão hoje no protesto contra os cortes orçamentários que as universidades federais sofreram. pic.twitter.com/Lzzy3y4v9l
— fɪxgu 🦴 (@fixxxgu) October 18, 2022
Aulas são canceladas na UFV
O ato contou com o apoio da Associação Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv), razão pela qual as aulas foram suspensas na universidade. Em carta enviada ao DCE (Diretório Central dos Estudantes), a reitoria apoiou a manifestação, considerando legítimas as reivindicações dos estudantes.