Quem pode ser eleito? Nova pesquisa mostra diferença entre Lula e Bolsonaro

Ipec divulgou nova pesquisa da disputa presidencial nesta segunda-feira (10).

PUBLICIDADE

O Ipec acabou de divulgar nova pesquisa com intenção de votos para presidente da República. Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão na disputa do segundo turno. No primeiro turno, Lula recebeu cerca de 57 milhões de votos. Bolsonaro foi votado por pouco mais de 51 milhões de eleitores.

PUBLICIDADE

A pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (10), coloca Lula à frente de Bolsonaro. O petista aparece com 51% das intenções de votos, enquanto o atual presidente registra 42%. No cenário que considera os votos válidos, Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%.

O segundo turno das eleições acontece no dia 30 de outubro. Além da eleição presidencial, em 13 estados há disputas a governador. Em São Paulo, por exemplo, os candidatos são Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiados por Lula e Bolsonaro, respectivamente.

  • Lula (PT): 51%
  • Bolsonaro (PL): 42%
  • Branco e nulo: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%

Pesquisa Ipec mostra Lula à frente de Bolsonaro

Nova rodada da pesquisa Ipec coloca Lula à frente de Bolsonaro na disputa presidencial. Lula foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. Bolsonaro venceu as eleições de 2018 e tem mandato até o dia 31 de dezembro.

No levantamento, foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 8 e 10 de outubro, em 130 municípios. O Ipec aponta margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o número BR-02853/2022.

PUBLICIDADE

Candidatos vão se encontrar em debate

A Band promove o primeiro debate entre os dois candidatos no próximo domingo (16). O encontro colocará Bolsonaro e Lula frente a frente e haverá um momento em que um fará pergunta ao outro. No primeiro turno, eles estiveram juntos nos debates da Band e da Globo. No da Globo, em que os candidatos se levantam e vão à frente para fazer pergunta olhando no olho do concorrente, não houve questionamentos diretos.