A partir desta segunda-feira (10), o Governo Federal está liberando o empréstimo consignado no Auxílio Brasil, sendo que a Caixa Econômica Federal e mais 11 bancos estarão oferecendo o crédito.
Os interessados poderão conseguir um empréstimo de no máximo R$ 2.569,34 para pagarem em até 24 parcelas no valor de R$ 160. Uma portaria divulgada no Diário Oficial da União determinou que os beneficiários poderão comprometer até 40% do benefício e a taxa de juros ao mês será de 3,5%.
As novas regras determinam que o cidadão pode comprometer até 40% do valor referente ao Auxílio Brasil, ficando dividido da seguinte forma: 35% que é para o empréstimo pessoal e 5% ficará destinado aos saques e despesas referentes ao cartão de crédito consignado.
Para fazer o empréstimo, o titular da família registrado no Cadastro Único deverá fazer a solicitação, lembrando que esta pessoa deverá ser também o titular da conta poupança social da CEF, que é onde o benefício é depositado.
Depois que a contratação é feita, o dinheiro é depositado na conta no máximo em dois dias úteis. Especialistas explicaram que esta modalidade de empréstimo realmente é a mais barata se for comparada com outras opções que hoje estão disponíveis para os brasileiros, porém, os interessados devem analisar bem antes de solicitarem o dinheiro.
O empréstimo só deve ser feito por aquelas pessoas que realmente estão atravessando um momento difícil e mesmo assim o cidadão deve fazer as contas, cientes de que depois precisará pagar a dívida.
O governo federal acredita que cerca de 52 milhões de pessoas deverão recorrer a este empréstimo, inclusive aposentados e pensionistas do INSS.