Barragem em Minas Gerais entra em alerta e mineradora faz comunicado aos moradores da região

A população ficou preocupada com a emissão do alerta e os moradores torcem para que o pior não aconteça.

PUBLICIDADE

Neste último sábado (08), a barragem Córrego do Sítio, na cidade de Santa Bárbara, Minas Gerais, entrou em nível de alerta 1, deixando a população preocupada. Segundo a empresa responsável por esta barragem, o alerta foi preventivo e significa que há problemas na segurança da estrutura, porém, é algo remediável.

PUBLICIDADE

Como este é o alerta de nível 1, não há necessidade de acionar sirenes e muito menos retirar os moradores das áreas de risco, porém, a empresa admitiu a existência de um problema e informou que as equipes estão trabalhando no local.

A AngloGold Ashanti divulgou um comunicado onde garantiu que, até o momento, não há ‘risco iminente de rompimento’, porém, os técnicos identificaram uma trinca quando estavam fazendo uma inspeção de rotina na sexta-feira, dia 7.

A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem“, explicou a mineradora.

No plano de ação desta barragem consta que o alerta de nível 1 deixa todos de prontidão para agirem rapidamente caso a situação piore, mas é um problema que pode ser resolvido.

PUBLICIDADE

Caso o alerta passe para o nível 2, significa que os técnicos detectaram um problema, mas não estão conseguindo resolvê-lo. E, depois disso, vem o nível 3, quando a situação está realmente preocupante.

Esta barragem possui 82 metros de altura por 540 metros de comprimento. No último mês de junho, a Agência Nacional de Mineração fez uma vistoria no local, declarando que a mesma encontra-se em condição de estabilidade.

A ANM já enviou alguns técnicos para o local, de forma que poderão averiguar de perto o que realmente está acontecendo, mas até o momento não há um posicionamento oficial por parte da Agência.