Fernando Henrique Cardoso declara preferência em eleições presidenciais: ‘História de luta’

FHC tinha tomado uma postura diferente no primeiro turno, mostrando neutralidade.

PUBLICIDADE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se posicionou oficialmente sobre a disputa eleitoral ao cargo de chefe do Executivo nesta quarta-feira (05), que irá ser definido através do segundo turno.

PUBLICIDADE

Em post feito nas redes sociais, FHC manifestou apoio a Lula (PT) no pleito contra Jair Bolsonaro (PL), diferentemente do cenário do primeiro turno.

Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva“, afirmou o ex-presidente do Brasil.

No primeiro turno de disputa, Fernando Henrique Cardoso não tomou partido sobre a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro, afirmando que votaria a favor da democracia, mas não citou o seu preferido. No pleito com todos os candidatos, o partido de FHC, o PSDB, integrou a chapa de Simone Tebet (MBD).

PUBLICIDADE

Enquanto a vice da chapa Mara Gabrilli anunciou que irá votar em branco, Tebet já sinalizou que vai se posicionar. Ao que tudo indica, a terceira coloca no pleito do primeiro turno deve apoiar Luiz Inácio Lula da Silva. 

Índice de votos 

A corrida presidencial entre Lula e Bolsonaro reservou uma disputa mais equilibrada do que se projetava as últimas pesquisas. Apesar do candidato do PT ter mantido a base de votos esperado, sendo o mais bem votado na história do país, o atual presidente elevou seus índices, superando os números de 2018, e encostando muito mais do antigo presidente.

Os dois candidatos ficaram separados por pouco mais de 6 milhões de votos, e vão duelar por outros 48 milhões de votos. Vale lembrar que a abstenção no primeiro turno foi de 31 milhões de votos, o equivalente a 20%.