Quais as consequências para eleitores que não forem votar? Justiça prevê uma série de suspensões

Os eleitores que se ausentarem no dia da eleição e não justificar o motivo, poderão ter vários direitos suspensos.

PUBLICIDADE

Neste domingo, 2 de outubro, ocorrem as eleições para presidente, governadores, deputados e senadores. Milhões de brasileiros vão às urnas declarar o seu voto. O que acontece com aqueles que não comparecem para votar?

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral do Brasil pode suspender alguns direitos civis para quem decidiu não votar, e não justificou sua ausência nas eleições. Brasileiros entre 18 e 70 anos são obrigados a votar.

Para não ter nenhum direito suspenso, é necessário justificar a ausência à eleição. A justificativa pode ser feita no dia das eleições, ou depois, em qualquer local de votação do país, preenchendo o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O eleitor também pode justificar a ausência por meio de um sistema de georreferenciamento de celular por meio do aplicativo e-Título, caso esteja fora dos limites geográficos da residência eleitoral. Mas atenção: essa opção só é possível no próprio dia da eleição e no horário de votação (8h às 17h, horário de Brasília).

Justificativa pós-eleição

Depois das eleições, o eleitor terá um prazo de 60 dias para justificar sua ausência, isso pode ser feito diretamente no site do TSE, no aplicativo e-Título ou em um cartório eleitoral. É necessário apresentar os documentos solicitados pela Justiça Eleitoral, como declaração de trabalho ou atestado médico. Este processo deve ser repetido para cada turno.

PUBLICIDADE

Ausência não justificada

Os eleitores entre 18 e 70 anos que não comparecerem às urnas, e não justificar a ausência, estão sujeitos às seguintes consequências:

  • O eleitor ficará impedido de solicitar passaporte e carteira de identidade;
  • Fica impedido de prestar concursos públicos;
  • Não poderá participar de licitações públicas;
  • Não poderá receber salário, vencimentos, remuneração ou proventos de entidades paraestatais ou autárquica;
  • Não estará apto para solicitar empréstimos;
  • Restrito de obter declaração de quitação eleitoral e outros documentos de repartições diplomáticas;
  • Realizar qualquer ação que exija pagamento do imposto de renda ou serviço militar.

Vale lembrar que, eleitores que não votarem em três eleições consecutivas ou em três turnos seguidos, e que não tenham justificado o motivo da ausência, terão registro eleitoral cancelado.