Dois candidatos em Minas Gerais podem ser os mais votados da história, aponta especialista

André Janones e Nikolas Ferreira travam batalha de votos em MG.

PUBLICIDADE

Segundo o especialista político André Gunida, nas eleições deste ano os candidatos André Janones (Avante) e o vereador da capital Nikolas Ferreira (PL) podem superar a marca histórica de 520.046 votos obtidos em 2002 por Patrus Ananias.

PUBLICIDADE

André Janones pode ter até mais que o dobro desta marca, fixando na casa de 800 mil a 1,2 milhão de votos. Já Nikolas Ferreira também superaria o ex-ministro, podendo obter de 550 mil a 650 mil votos nas eleições deste ano.

Outros candidatos bem votados, mas com previsão eleitoral perto de 300 mil votos são o ex-governador Aécio Neves, a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert e o já deputado Reginaldo Lopes.

“Com esta votação os candidatos acabam ajudando as chapas a se fortalecerem, no caso de Andre Janones o Avante pode fazer deputados perto da casa de 25 a 30 mil votos. Já no PL de Nikolas Ferreira este número estaria perto de 60 a 70 mil votos, dada a quantidade de candidatos ditos pesados na chapa”, avalia André.

Os dois campeões de votos travam uma batalha na internet. André comenta que isso está ajudando ambos a ganharem mais adeptos e, por consequência, mais votos.

PUBLICIDADE

O atual campeão de votos, Patrus Ananias, figura como candidato a deputado federal nesta eleição, mas não deve repetir o feito vinte anos depois.