Milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (2). As 156 milhões de pessoas aptas a votarem irão escolher candidatos para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
Nesta quarta-feira (28), Jair Bolsonaro (PL) afirmou em live que fará de tudo para que eleitores possam ir votar com a camiseta verde e amarelo. O presidente e candidato à reeleição caiu em uma notícia falsa e chegou a citar até o Exército em seu comentário.
Bolsonaro deu a entender que havia proibição por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de pessoas votarem usarem camisetas verde e amarelo. A informação é falsa. Não há qualquer tipo de proibição por parte do TSE. O eleitor está livre para ir votar com a camisa da seleção brasileira, por exemplo.
Mesários poderão usar camisa da seleção?
Os eleitores poderão ir às urnas com a camiseta que acharem melhor. A da seleção brasileira está liberada. É permitido também ir de vermelho ou qualquer outra cor. Também pode usar bermuda, boné e chinelo na hora de ir votar.
No início da semana, entidades da sociedade civil acionaram Alexandre de Moraes pedindo ao presidente do TSE que levasse ao plenário do STF a proposta para impedir que mesários trabalhem no domingo utilizando camisa da seleção brasileira.
No dia seguinte, Moraes explicou que não estuda vetar o uso da camiseta por parte dos mesários. Portanto, mesários e eleitores estão livres para usarem a camisa da seleção. O que não pode, de acordo com o TSE, é aglomerações em prol de um candidato.