Eleições 2022: posso ir votar de bermuda, chinelo e boné?

Milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (02) para votar em presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

PUBLICIDADE

Milhões de brasileiros sairão de casa para votar no domingo (2). Ao todo, são 156 milhões de pessoas, acima dos 16 anos, que estão aptas para escolher os representantes para os próximos quatro anos – no caso de senador, o mandato é de oito anos.

PUBLICIDADE

Antes de sair de casa para votar, muitas pessoas têm dúvidas sobre os mais variados assuntos. Entre elas, há quem queira saber se poderá ir votar usando bermuda, chileno e boné. A resposta, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é sim.

O eleitor pode sair de casa de chinelo, de bermuda e de boné e votar sem problema nenhum. As roupas podem, inclusive, referir-se a algum candidato. O que é proibido, de acordo com o TSE, é a presença nas zonais eleitorais usando biquíni, sunga, maiô ou qualquer outra roupa de banho. 

Brasileiros vão escolher representantes para 5 cargos

Os brasileiros vão escolher representantes para cinco cargos. Embora haja muito mais engajamento e comentários sobre a disputa presidencial, que movimenta as redes sociais e é bastante abordada também fora do universo online, as eleições ainda definirão o governador de cada estado, senador, deputado federal e deputado estadual.

As eleições para presidente e para governador podem ter segundo turno, caso o candidato mais votado não alcance 50% dos votos válidos mais um. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro. Para senador, foram eleitos dois nomes por estado em 2018 e dessa vez apenas um candidato será eleito. Cada estado conta com três representantes no Senado Federal.

PUBLICIDADE