Um atirador vestindo a suástica invadiu uma escola na Rússia e tirou a vida de pelo menos 15 pessoas, deixando outras 24 feridas. A maioria das vítimas desse ataque, na manhã desta segunda-feira (26), eram crianças.
Esse crime aconteceu em uma unidade de ensino na cidade de Izhevsk, capital da região de Udmurtia, localizada na parte oeste do país. além dos alunos da instituição, um segurança também faleceu. Segundo a agência de notícias da Rússia, Tass, o criminoso estava munido de duas pistolas.
Presidente se pronuncia sobre ataque a escola
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se pronunciou sobre o fatídico episódio. Ele “lamentou profundamente” o fato, chamando de “ataque terrorista desumano”. A escola onde ocorreu o ataque tem aproximadamente mil alunos matriculados.
Imagens do momento de tensão e pânico tem comovido nas redes sociais. Infelizmente, ataques e tiroteios em escolas russas têm se tornado bem comuns ultimamente. Em maio do ano passado, um adolescente abriu fogo em uma escola primária, tirando a vida de sete crianças e dois adultos.
O atirador é um homem de pouco mais de 30 anos, identificado até o momento como Artem Kazantsev. Segundo investigadores, ele teria atentado contra a própria vida após o ataque.
Atirador vestia suástica
Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, está sendo investigado a suspeita de ligações neonazistas do criminoso. Ele entrou na escola vestindo uma camiseta estampada com a suástica, tirou a vida de dois seguranças e abriu fogo contra alunos e professores da escola.