Pesquisa mostra Lula líder em 14 estados, Bolsonaro em 7 e empate em 5

Os dados são do Ipec e mostram que Lula está à frente em todo o Nordeste; Bolsonaro vai bem no Centro-Oeste.

PUBLICIDADE

Os brasileiros irão às urnas votar nas eleições gerais de 2022 na próximo domingo (2). Faltando uma semana para o primeiro turno, o Ipec, instituto de pesquisas contratado pela TV Globo para medição das intenções de votos dos presidenciáveis, mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui larga vantagem sobre o atual mandatário da nação, Jair Messias Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Os dados dão conta de que o petista está liderando a corrida presidencial em 14 dos 27 estados do Brasil. O atual presidente é o líder em outros sete estados, enquanto existe um empate técnico entre os dois candidatos em cinco unidades federativas. 

Segundo os dados divulgados pelo G1, Lula vence Bolsonaro em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Por outro lado, Bolsonaro vence no Acre, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Existe empate técnico no Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. O estado do Mato Grosso do Sul teve a divulgação da pesquisa suspensa pela Justiça Eleitoral.

Debates e expectativas

Após faltar no debate do SBT em pool com a CNN, Lula, que é líder nas pesquisas, confirmou que estará presente no debate da TV Globo que será exibido na quinta-feira (29) após “Pantanal”.

PUBLICIDADE

Esse encontro entre os presidenciáveis será o último antes do primeiro turno e terá mais de três horas de duração, iniciando às 22h30 e terminando somente à 1h40 da manhã.

As próximas pesquisas nacionais darão o tom do final da campanha. É esperado que ao menos oito sejam divulgadas até a véspera da eleição.