Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os principais concorrentes à presidência da República. As eleições acontecem no dia 2 de outubro e caso o vencedor do primeiro turno não tenha 50% dos votos mais um, haverá disputa de segundo turno.
Nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasmarket divulgou uma pesquisa. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seu registro no TSE é sob o número BR-00580/2022, e mostra Bolsonaro à frente de Lula. O atual presidente aparece com 44,9% dos votos, enquanto Lula registra 31%. A diferença é de quase 14 pontos.
Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 6,5%. Simone Tebet (MDB) recebeu 4,5% das indicações de votos. A lista é completada ainda com Soraya Thronicke (União Brasil), que tem 0,7%, e Felipe D’Ávila (Novo), que soma 0,4% das intenções de votos.
Entre os que responderam, 5,7% não sabem em quem vão votar no dia 2 de outubro. Brancos e nulos aparecem com 6,2%. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 20 de setembro e 2.400 pessoas foram ouvidas.
Pesquisa Datafolha mostra cenário inverso e Lula lidera
A pesquisa do Instituto Brasmarket difere e muito dos levantamentos realizados pelo Datafolha e pelo Ipec (antigo Ibope). Nestas pesquisas, Lula aparece à frente de Bolsonaro. O Datafolha desta quinta-feira mostrou o ex-presidente com 47% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 33%.
Lula cresceu dois pontos em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o atual presidente estagnou nos 33 pontos. No dia 2, 156 milhões de brasileiros estão aptos para votar e escolher a pessoa que comandará o Executivo pelos próximos quatro anos.