Passeios românticos imperdíveis para lua de mel na Serra Gaúcha

Descubra 9 cidades não tão óbvias para curtir o friozinho da Serra Gaúcha em sua lua de mel.

PUBLICIDADE

A Serra Gaúcha é um dos destinos preferidos de muitos casais, principalmente por conta dos inúmeros passeios românticos para Lua de Mel. Além das incontáveis belezas naturais que compõem grande parte da região Serrana, todas as cidades que por ali passam oferecem opções charmosas de estadias, com inúmeras atrações e uma excelente gastronomia.

PUBLICIDADE

A altitude e o clima frio na região também colaboram para criar o cenário perfeito para quem deseja passar momentos inesquecíveis a sós. Os apaixonados e recém-casados poderão desfrutar de passeios incríveis por diversas cidades que compõem a Serra Gaúcha.

A agência de Turismo Tour Fácil selecionou as 9 mais belas cidades e seus passeios mais famosos para que a sua Lua de Mel seja inesquecível. Confira abaixo!

Melhores passeios românticos nas principais cidades da Serra Gaúcha pela Tour Fácil

Nada melhor que um destino romântico para passar a lua de mel. E um dos locais preferidos dos casais é, sem dúvida, a Serra Gaúcha. Isso quem garante é o pessoal da Tour Fácil, que costuma agenciar a viagem e disponibilizar ingressos para a maioria dos passeios em cada uma das cidades escolhidas.

“O melhor da Serra Gaúcha é poder planejar a sua Lua de Mel em qualquer estação do ano”, diz Thalles Castro, um dos proprietários da TourFácil

PUBLICIDADE

Ele garante que não importa a temporada, alta ou baixa, atrações e clima romântico não vão faltar em todos os 12 meses do ano. 

Veja quais foram as cidades escolhidas pelos especialistas do portal de turismo Tour Fácil e já inclua uma ou mais no seu roteiro de Lua de Mel! 

1. Gramado

Em se tratando de Lua de Mel, Gramado é o principal destino romântico na Serra Gaúcha escolhido por casais.

A cidade costuma receber ao ano mais de 2.500.000 turistas. Isso porque Gramado é conhecida nacionalmente como a “Capital do Cinema” por conta do famoso Festival de Cinema, que reúne todos os anos cineastas de vários países.

Além do clima europeu criado pelas suas construções inspiradas nas colônias europeias, a atmosfera aconchegante e romântica da cidade ainda oferece experiências gastronômicas excelentes, com diversas opções de restaurantes e vinícolas.

As baixas temperaturas, a paisagem natural composta por pinheiros e lagos faz de Gramado a cidade preferida dos apaixonados em clima de lua de mel.

A cidade ainda conta com excelente infraestrutura hoteleira e pousadas localizados no centro da cidade ou em chalés mais afastados cercados pela natureza.

Os passeios e as atividades na cidade também contemplam todos os gostos e bolsos, como os parques temáticos, como Parque das Laranjeiras, Snowland e Acquamotion; os museus, como o Mundo Chocolate e Museu de Cera; o Minimundo e sua cidade em miniatura com réplicas de castelos e casas típicas da Europa; o Lago Negro cercado de verde com pista de caminhada, pedalinho e lojas de artesanato e souvenires, e muito mais.

 2. Canela

A cidade de Canela ganhou este nome por conta de uma árvore caneleira, que servia de abrigo para os tropeiros descansarem durante as pousadas entre trajetos no século passado. Logo se formou um pequeno povoado após a construção da ferrovia, basicamente constituído de imigrantes italianos e alemães. 

Com as atividades industriais, Canela se tornou passagem obrigatória entre os Campos de Cima da Serra e Porto Alegre, onde os tropeiros e mascates iam vender seus artigos e produtos nas fazendas.

A cidade proporciona a perfeita integração com a natureza através das suas belezas geográficas, fazendo com que a cidade seja o destino perfeito para os casais mais aventureiros e amantes do ecoturismo.

Dentre as principais atrações podemos destacar o ecoparque Sperry, com cânions, cachoeiras e cascatas; o Parque do Caracol, uma reserva florestal que abriga a Cascata de mesmo nome; o Parque da Ferradura e a Floresta Encantada.

Além disso, Canela oferece o passeio de bondinho no Parque da Serra, a trilha do Trombão, o parque Mundo Gelado, o museu Reino do Chocolate, entre outros.

3. São José dos Ausentes

Outra opção de passeio romântico para lua de mel na Serra Gaúcha é São José dos Ausentes, principalmente para os casais que amam estar em meio à natureza.  região ficou famosa por servir de cenário de novelas por conta de seus cânions e paisagens belas. 

Dentre as principais atrações na cidade podemos citar os passeios a cavalo, o Cânion Amola Faca e o Cânion Monte Negro, o mais conhecido da cidade.

4. Flores da Cunha

Flores da Cunha é uma das melhores opções de passeio para lua de mel, por conta das excelentes hospedagens, todas intimistas, românticas e aconchegantes.

A cidade tem como um dos principais pontos turísticos a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, além do Rio das Antas e da Cascata Bordin, o mirante Gelain e a vinícola Luiz Argenta.

5. Bento Gonçalves

Bento Gonçalves oferece diversas atrações para casais que desejam passar a lua de mel por lá. Em meio às suas belezas naturais, a infraestrutura de lazer e gastronomia da cidade traz tradições e costumes europeus, com as mais variadas experiências intimistas.

Entre os principais passeios na cidade, os casais irão gostar de conhecer a Casa da Tecelagem, o Caminho de Pedras, a Casa da Erva Mate, a vinícola Salton e a ponte cinematográfica Ernesto Dornelles, que costuma ser um local, de fato, imperdível.

Outros passeios incluem o Parque da Fenavinho, o Museu do Imigrante, a Ponte do Rio das Antas, culminando com um Passeio de Maria Fumaça até Garibaldi e Carlos Barbosa.

6. Garibaldi

Como Bento Gonçalves, Garibaldi é outra cidade que remete à história brasileira. O seu nome é uma homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, que teve papel fundamental na Revolução Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos.  

Garibaldi é conhecida como a Capital do Champagne, por conta das vinícolas que oferecem visitas guiadas, degustação e venda de espumantes.

As principais atrações da cidade incluem, além dos passeios a vinícolas, roteiro Passadas e rua Buarque de Macedo, por onde você conhece casas, capelas e prédios históricos, além do famoso passeio de Maria Fumaça.

Seus principais pontos turísticos são a Ermida Nossa Senhora de Fátima, o Acervo Histórico e Cultural – Museu, o Parque da Fenachamp com o Memorial da Colonização Italiana, uma Estação de Ski (D. Santini) com teleférico, passeios a cavalo, adega, restaurante panorâmico, e cabanas para hospedagem.

Pelo Centro Histórico você pode apreciar a arquitetura datada do início do século, além de poder fazer um Passeio da Cascata entre outras atrações.

7. Cambará do Sul

A colonização de Cambará do Sul foi em 1864, em volta de uma igrejinha de barro construída em Campo Bom, tornando-se depois um município no ano seguinte.

É outro destino muito procurado por casais que desejam passar momentos românticos na lua de mel por conta dos inúmeros passeios em meio à paisagens deslumbrantes da natureza.

Dentre os principais locais, podemos destacar o Parque Nacional Aparados da Serra: formado a partir de derrames basálticos ocorridos no período jurássico.

Essa região divide os Campos de Cima da Serra com o litoral através de vários cânions, sendo dois os mais importantes: o Cânion do Faxinalzinho e Cânion do Itaimbezinho.

Há também o Parque Nacional da Serra Geral, que é uma extensão do Parque Nacional Aparados da Serra, dividido em duas partes, sendo que a trilha mais conhecida leva à Pedra do Segredo, passando pela Cachoeira do Tigre.

8. Caxias do Sul

Caxias do Sul, uma região íngreme, de clima europeu, recebeu os primeiros agricultores italianos vindos da Lombardia, Veneto e Piemonte. 

Originalmente uma zona rural, o município começou com a agricultura de subsistência produzindo trigo e milho para mais tarde, começar a cultivar uva para produzir o vinho.

Ficou tão famosa que passou a sediar a maior e mais tradicional festa do sul do país, a Festa da Uva com seus Pavilhões.

É um dos principais destinos folclóricos da região, que oferece arquitetura colonial, pratos típicos, artesanato e atrativos turísticos inigualáveis como os passeios à Casa de Pedra, o Monumento Nacional ao Imigrante, o Museu Municipal, além de excelentes cantinas italianas.

9. Nova Petrópolis

Nova Petrópolis teve origem na antiga Colônia Provincial de Nova Petrópolis, fundada em 1858 e até hoje mantém as festas típicas com comidas, artesanato e danças características da cultura alemã. 

Um dos seus passeios mais deslumbrantes é pelo Parque Aldeia do Imigrante, uma área de 10 hectares de mata virgem, onde em seu interior ainda existe uma réplica de uma aldeia dos primeiros tempos da colonização com quiosques de danças e um “Biergarten” (jardim de cervejas), além de lojas com produtos típicos da região.

Outro ponto turístico famoso é o Pinheiro Multissecular, uma árvore típica da região com mais de 750 anos, um dos locais favoritos de casais para fotos românticas.

Conteúdo desenvolvido. em parceria com a agência RM3.