Bolsonaro confirma ida ao funeral da rainha Elizabeth II em Londres

Presidente da República e outras lideranças mundiais são aguardadas nos próximos dias na Inglaterra.

PUBLICIDADE

De acordo com apuração do UOL junto ao Itamaraty, o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá se fazer presente na cerimônia de funeral da rainha Elizabeth II na cidade de Londres. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada brasileira na capital britânica recebeu o convite na noite do último sábado (10), e sinalizou positivamente.

PUBLICIDADE

Nesta manhã de domingo, Bolsonaro confirmou ao Itamaraty que irá à cerimônia. Um pouco mais cedo, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que o chefe do Executivo deve participar da solenidade no dia 19 de setembro e na sequência viajar rumo à Nova York, onde realizará discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, agendado para o dia 20. 

Após a notícia do falecimento de Elizabeth II ter sido oficializado na última quinta-feira (08), Bolsonaro utilizou as redes sociais para lamentar a notícia e ainda decretou um luto de três dias no Brasil, em homenagem à monarca, que reinou por sete décadas na Inglaterra, período mais longevo na história. 

O perfil oficial da presidência também se pronunciou nas redes sociais, lamentando a morte de Elizabeth. 

“Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II. DEUS SALVE A RAINHA!”, disse o presidente no Twitter. 

PUBLICIDADE

Cerimonial

A rainha Elizabeth morreu de forma pacífica no Castelo de Balmoral, localizado na Escócia e de propriedade da monarca e não da Coroa Britânica. O corpo dela rumou para a cidade de Edimburgo neste domingo, e chegará a Londres para uma série de cerimônias, com um deles aberto ao público geral na Abadia de Westminster, situado no centro de Londres. O funeral ocorre no dia 19 de setembro.