Câmeras de segurança instaladas no Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, em Sacomã, na Zona Sul da cidade de São Paulo, mostram os últimos instantes de vida do pequeno Enrico Braga Souza, de apenas um ano e sete meses de vida. O garoto foi deixado sozinho no gramado de um campo de futebol, andou em direção a um dos gols e perdeu a vida ao enroscar o pescoço nas redes do gol.
Os registros foram obtidos pela Record TV e mostram Enrico caminhando sozinho e livremente pelo campo, próximo ao gol. De acordo com as informações apuradas pela emissora paulista, o menino ficou preso por aproximadamente 11 minutos antes de falecer.
Momentos depois, Enrico foi encontrado e conduzido às pressas para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os médicos, porém, nada puderam fazer, tendo em vista que a vítima não foi capaz de resistir aos vários minutos sem respirar, vindo a óbito.
O caso está sendo investigado pela autoridade policial do estado de São Paulo, que busca apurar a ocorrência de uma eventual negligência por parte de cinco professores, responsáveis pelos cuidados de aproximadamente 30 crianças que faziam uma atividade externa no local onde Enrico faleceu. A Prefeitura de São Paulo também abriu uma apuração interna prioritária para investigar as circunstâncias do caso.
A tragédia foi registrada na tarde da última quarta-feira (31) e abalou o país. O enterro de Enrico foi marcado por grande tristeza, sendo que os familiares da vítima continuam inconsoláveis diante da tragédia que poderia ser evitada.