Silvio Mendes, atual candidato ao governo do estado do Piauí pelo partido União Brasil, disparou declarações consideradas racista na última quarta-feira (31), durante uma entrevista à TV Meio Norte. Ao responder uma jornalista, ele disse que ela era “quase negra, mas inteligente”.
Após a repercussão negativa da fala do político, a sua assessoria de imprensa se pronunciou sobre o assunto por meio das redes sociais. No comunicado, foi destacado que Mendes tem uma admiração profunda pela jornalista Katya Dangeles, a quem ele diz considerar uma amiga desde que ela trabalhava no Diário do Povo.
Além disso, a assessoria de Silvio Mendes também afirma que ele entrou em contato com Dangeles para lhe pedir “suas sinceras desculpas” logo após a repercussão de sua fala.
Durante a entrevista, Mendes disse, dirigindo-se à jornalista Katya Dangeles, que ele a conhece há anos e, assim, imagina quantas discriminações ela já foi vítima na vida e, em seguida, disparou: “Você, que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente”. O político afirmou ainda que a jornalista teve a oportunidade que muitas pessoas não tiveram, e aproveitou.
No momento da declaração, Silvio Mendes havia sido questionado a respeito de suas ações em um possível governo no intuito de garantir estrutura nos serviços de atendimento às mulheres e também as minorias sociais.
Também na quarta-feira (31), Silvio Mendes confirmou a adesão do ex-candidato ao Senado, Fábio Sérvio (Podemos). O político disse que Sérvio “já está acompanhando de muito tempo”, destacando que ele [Fábio] possui toda a grandeza de um homem que deseja o melhor para o estado do Piauí.