Anvisa proíbe venda de tempero em pó encontrado em muitos supermercados; pelos de rato e insetos

Fragmentos de insetos e pelos de roedores foram encontrados em tempero em pó comercializado no Brasil.

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda e a distribuição de tempero em pó de uma marca muito conhecida no país e comercializada em vários supermercados. Essa proibição tomada pela Anvisa aconteceu depois que foram encontrados pelos de ratos e fragmentos de insetos no produto.

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada após a Vilma Alimentos, empresa que é responsável pela produção de canela moída da marca Pirata, enviar um comunicado acerca de um recolhimento voluntário do item.

Anvisa proíbe comercialização de canela em pó

Segundo a decisão que já foi publicada no Diário Oficial da União, na análise fiscal que foi feita pela Funed de Minas Gerais, foram encontrados quatro fragmentos de pelo de rato e seis fragmentos de insetos. Esses indicativos indicam falhas em boas práticas de fabricação, além de terem sido encontradas quantidades acima dos limites tolerados.

Segundo nota, foram encontradas as substâncias em tubos de 40 gramas do lote 549534ZS, que tem data de validade para 14/06/2023. O portal R7 procurou a Vilma Alimentos, porém, a empresa não se manifestou sobre o ocorrido.

Outras proibições no Brasil

Nesta última terça-feira (12), a Anvisa proibiu a comercialização do sorvete de baunilha da Häagen-Dazs, pois foi identificada uma possível presença de substância cancerígena no produto.

PUBLICIDADE

Já em abril deste ano foi proibida a comercialização de produtos da marca Kinder, famosos pela venda de ovos de chocolate com brinquedo. Tais produtos poderiam estar contaminados com salmonela. Essa proibição foi devido a um alerta e recolhimento do produto que se iniciou na Europa e aconteceu em outras partes do mundo.