in

Como pesquisar os preços dos carros com a Tabela FIPE

Descubra de forma prática e rápida como realizar essa pesquisa através do nosso manual!

Imagem de Denis Belkin por Pixabay

A Tabela FIPE se trata de uma referência nas áreas de avaliação e negociação de automóveis, bem como nas áreas de reembolso de seguros de veículos e de cálculo de tributos.

Publicidade

Nas próximas linhas, você vai descobrir detalhes sobre o que significa Tabela FIPE, como a mesma funciona, o seu impacto no valor dos veículos e como pesquisar preços com ela.

Desejamos a todos uma boa leitura e que entender a tabela FIPE seja bastante útil para o que precisa!

Publicidade

O que significa Tabela FIPE?

A sigla “FIPE” vem da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que fornece serviços a empresas privadas e ao poder público.

Publicidade

Foi o órgão que criou a tabela no ano de 1973, a fim de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Publicidade

Os preços médios dos automóveis, encontrados na Tabela FIPE Carros, estão entre os principais produtos que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas fornece à sociedade.

Os valores informados são baseados em anúncios de vendedores em âmbito nacional.

No entanto, são apenas um entre vários parâmetros que podem e devem ser usados em avaliações ou negociações de veículos.

Afinal, é evidente que o custo dos carros sempre acaba variando de acordo com fatores que afetam a oferta e procura, como acessórios, cor, conservação e a região da venda.

Como funciona a Tabela FIPE?

De maneira geral, a Tabela FIPE informa o valor médio que o consumidor pode vender o seu automóvel dentro da realidade do mercado ou, ainda, comprar um carro usado.

O documento oficial é atualizado todos os meses, sempre no primeiro dia de cada mês, resultando em doze atualizações anuais.

Primeiro a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas recebe os dados dos órgãos de registro sobre as quantias cobradas na venda de veículos em todos os cantos do Brasil.

Com essas informações, os pesquisadores atualizam o preço médio dos modelos automobilísticos.

Depois que é feita a definição dos valores, os estudiosos iniciam um minucioso processo de análise.

Esse processo é feito de forma detalhada a fim de descartar as altas ou baixas precificações e estatísticas divergências, alcançando-se, assim, o final montante encontrado na tabela.

Importa ressaltar ainda que os valores mensais do indicador são sempre baseados no mês anterior ao da publicação dos mesmos.

E, diferentemente do valor final da venda, a FIPE não leva em conta o estado do automóvel, a cidade onde a venda está sendo realizada, a quilometragem e o número de acessórios.

Como o índice impacta o valor dos veículos?

Se antes a Tabela FIPE Carros era usada apenas como referência por concessionárias, hoje muitas já estão pagando até 100% dos valores indicados na tabela.

Só a título de curiosidade, em 2021 a valorização dos veículos novos na FIPE foi de 20%, com o valor dos usados subindo mais de 24%.

Ademais, também em 2021 o indicador sofreu uma alta que bateu os 34%.

Há, ainda, uma influência forte da tabela nos seguros veiculares.

Isso porque o reembolso dos segurados em caso de sinistro acontece conforme com o preço médio dos carros mostrados na FIPE.

Outro montante que o indicador impacta também é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que varia de acordo com o cálculo anual.

No caso do tributo, é considerado o preço médio do ano anterior do automóvel a fim de acrescentar os 4% que constam na previsão do imposto para veículos de passeio.

Como, então, pesquisar os preços de carros com a Tabela FIPE?

Pesquisar os preços dos carros com a FIPE é bem fácil.

Basta acessar a Tabela FIPE Carros e selecionar a aba “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”.

A busca deve ser refinada com o mês do qual se deseja analisar os preços médios e a marca, o modelo e o ano do veículo do qual se deseja mais informações.

Um detalhe interessante é que o ano do automóvel informado na FIPE se refere ao ano do modelo, não sendo considerados carros de uso especial ou profissional.

Outro detalhe é que os valores são informados em reais conforme o ano e o mês de referência de cada carro.

Uma informação relevante ainda é que, na Tabela FIPE, é possível pesquisar os preços médios de carros populares desde o ano de 2001.

São apurados os preços a partir do ano modelo de 1985 para utilitários, de 1981 para caminhões e micro-ônibus e, para motos, triciclos e quadriciclos, a partir de 1990.

Por que pesquisar preços na hora de comprar ou vender carros é tão importante?

As pesquisas de preços são uma maneira essencial de garantir que você esteja precificando seu carro usado ou seminovo corretamente.

Escolher um preço para o seu veículo usado é um processo muito complexo, e existem muitos fatores externos que determinam se as pessoas vão pagar pelo seu automóvel ou não.

Uma pesquisa de preços (bem feita) ajudará a revelar o que está por trás das decisões de compra e fornecerá as respostas necessárias para otimizar sua estratégia de preços.

Usando uma pesquisa de preços, você pode determinar sua faixa de preço aceitável e quais recursos os compradores de carros em potencial estão dispostos a pagar mais.

Ainda é possível saber o valor que a marca do seu carro tem em relação a dos concorrentes e muito mais.

E tudo pode começar com uma simples pesquisa de preços da Tabela FIPE.

Da mesma forma podem ser beneficiados os que buscam comprar carro usado com uma pesquisa de preços na FIPE, pois isso também pode ajudá-los a entender o mercado.

Entendendo melhor o mercado, fica mais difícil aos compradores caírem em armadilhas de preços muito acima do que o carro realmente vale.

Comprar veículo pela Tabela FIPE é saber que você está pagando um preço justo pelo carro, pois os valores mostrados no indicador são realmente fidedignos com a realidade brasileira.

E dessa forma chegamos ao fim do nosso artigo sobre como pesquisar os preços dos carros com a Tabela FIPE.

Esperamos que tenha conseguido entender a Tabela FIPE e, caso tenha gostado do nosso conteúdo, por que não nos seguir nas redes sociais?

Assim vai poder conferir sempre informações interessantes para você! Vai lá e segue a gente!

Publicidade