in

Greve de ônibus chega ao fim em São Paulo, após manhã e tarde de paralisação

Motoristas e cobradores cruzaram os braços e população foi afetada durante manhã e tarde.

Reprodução Globo

A greve de motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo chegou ao fim no meio da tarde desta terça-feira (14). A informação foi dada pelo prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB). Até o fechamento desta reportagem, três empresas já haviam retornado: Express, na zona leste, Via Sudeste, na zona sudeste, e Gatusa, na Zona Sul.

Publicidade

O objetivo é que tudo esteja normalizado por volta das 18h30. Dessa vez, a greve começou cedo e os ônibus nem chegaram a sair da garagem. Após reunião que terminou com o acordo para fim da grave, os motoristas estão sendo avisados para pegar os carros na garagem e saírem para atender a população.

Um dos acordos entre o sindicato dos motoristas e cobradores e o sindicato patronal é que os profissionais que não trabalharam pela manhã não percam o dia e recebam normalmente por esta terça-feira. Na reunião, ficou acordado que os motoristas e cobradores terão reajuste de 12,47% no salário, contando retroativamente a partir do dia 1º de maio.

Publicidade

O sindicato dos profissionais de transporte público também pedia aumento semelhante para vale-refeição. Demais pautas continuarão em negociação até a próxima segunda-feira. Caso não haja acordo, haverá nova greve neste dia, conforme anunciado pelo SindMotoristas.

Publicidade

A paralisação dos ônibus nesta terça-feira atingiu 713 linhas em toda a cidade. Profissionais de 15 empresas aderiram à greve. No total, 6,5 mil ônibus não saíram das garagens. Cerca de 1,5 milhão de passageiros em toda a cidade foram prejudicados. Quem não conseguiu pedir carro por aplicativo, teve que voltar para casa.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!