in

Homem tem surto psicótico, é amarrado e vai a óbito em UPA no DF; família reclama do atendimento

Gestores da unidade de saúde afirmam que homem chegou agressivo ao local e que medida tomada foi a necessária.

Foto: Arquivo pessoal/G1

Um homem de 33 anos faleceu dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento que fica em Gama, no Distrito Federal. O óbito foi constatado após ele ter um surto psicótico e ser amarrado. Antônio Marcos estava na frente de um comércio quando começou a passar mal.

Publicidade

No atendimento, conforme imagens gravadas por testemunhas, ele foi amarrado durante o socorro, sendo colocado com os braços para trás e a cabeça para baixo. Antônio foi levado pelo Corpo de Bombeiros para a UPA do Gama, no sábado (11).

Família reclama do atendimento

A família de Antônio Marcos reclama do atendimento recebido por ele, dizendo que foi amarrado, mesmo estando na unidade de saúde. Os familiares receberam no domingo (12), a notícia de que ele foi a óbito.

Publicidade

O Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), afirma por meio de nota que a imobilização aconteceu de maneira correta. Quem também se manifestou sobre as práticas adotadas foi o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF. O órgão diz que o paciente foi “contido mecanicamente em decorrência de agitação psicomotora e extrema agressividade”.

Publicidade

Ainda de acordo com o Iges-DF, essa conduta, apesar de aparentar ser chocante, por vezes é preciso até que o efeito das medicações controle a agressividade da pessoa.

Publicidade

Homem faleceu após ser amarrado

O órgão informou que Antônio Marcos sofreu uma parada cardiorrespiratória e que a equipe tentou fazer a reanimação por uma hora, sem sucesso. Testemunhas que estavam no local gravaram ele com o braço paralisado e dificuldade para falar. Já em outras filmagens, ele estava sendo contido por pessoas que estavam no local e, logo após, imobilizado em uma maca do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .