in

Histerectomia: como agir antes e depois da retirada do útero?

O que fazer antes e depois da retirada do útero através da Histerectomia?

Imagem: Freepik.com

Procedimento bastante delicado, causado, principalmente por causa de doenças como o câncer no colo do útero, a histerectomia (retirada do útero) é um procedimento complexo, que causa efeitos intensos na vida de qualquer mulher.

Publicidade

Mulheres que passaram por uma histerectomia podem sofrer sérias mudanças físicas e emocionais, principalmente pelo fato de passarem, do dia para a noite, para a menopausa e abrirem mão da possibilidade de ter um (ou mais de um) filho biológico, o que pode ser muito doloroso para quem sonha em engravidar.

Reposição hormonal pós, histerectomia

Nesse momento, os médicos costumam indicar um tratamento com base em adesivos, pílulas, implantes ou sprays, mas nem todas as mulheres estão dispostas a realizar a reposição hormonal.

Publicidade

A indicação da maioria dos melhores médicos, nesses casos, é que, além de exercícios físicos e um estilo de vida mais saudável, a alimentação também seja alterada, a fim de reduzir os sintomas da intensa mudança hormonal que passa a acontecer no corpo da mulher.

Publicidade

Alimentação pode ajudar a lidar com os sintomas da menopausa!

Alimentos como o gengibre (Ginger officinalis) são alguns dos indicados para ajudar na melhoria das sensações de ondas de calor e nos suores noturnos, e muitos são incluídos na alimentação, enquanto outros são contra indicados, pois podem piorar muito os sintomas desagradáveis que vêm com essa nova fase.

Publicidade

Obviamente, se sabe que a alimentação, por si só, não é o suficiente para resolver todas as questões envolvidas nessa cirurgia, mas ela pode sim beneficiar, e muito, quem a utiliza como recurso para recuperação pós-cirúrgica ou em momentos em que o corpo e a mente precisam de um reforço para manterem-se sadios.

Sites como o Tips 4 Life ensinam muito sobre alimentação, sobre como aproveitar o que muita gente chama de “sobra” e fazer pratos saborosos e nutritivos, auxiliando não apenas quem deseja emagrecer ou melhorar a forma física, mas também quem deseja se recuperar de problemas de saúde e, principalmente, quem não quer ser portador de nenhum.

A alimentação é algo tão importante que já há estudos que mostram que ela é capaz de auxiliar a resolver problemas causados até por doenças gravíssimas, como o câncer.

Mudança no estilo de vida deve começar antes da cirurgia!

Vale dizer que, mesmo antes da cirurgia, já é altamente recomendável que a mulher adote um padrão de vida mais saudável, até para poder ir se acostumando gradualmente com todas as mudanças de alimentação e rotina, e que não precise se adaptar a tantas coisas repentinamente.

Cortar ou reduzir o consumo de doces, álcool e fritura, são hábitos que ajudam a chegar com mais saúde no dia da cirurgia, se recuperar mais rapidamente no processo de cicatrização e manter a estabilidade emocional após o procedimento, que pode ser muito difícil para algumas mulheres.

Pode ser a hora de realizar grandes sonhos e planos!

Após a cirurgia, será preciso passar um bom tempo em repouso e, posteriormente, também será necessário “pegar leve” com a rotina, então, caso tenha um pouco de tempo para desfrutar antes da data da cirurgia, o ideal é que a mulher possa realizar algumas das suas prioridades, como casar, ter filhos, viajar, realizar uma fantasia ou qualquer outra coisa que seja, de fato, importante e enriquecedor para sua vida.

Viagens longas e aventuras esportivas precisão de um tempo para voltar a acontecer, então, se a cirurgia é necessária, porém não é urgente, antes de marcá-lá vale muito a pena comprar uma das melhores câmeras fotográficas profissionais que puder encontrar e ir viver e registrar experiências marcantes e inesquecíveis, capazes de levar a imaginação e a memória para longe desse momento de tensão.

Preparação e Estabilização Emocional Pré e Pós, Cirurgia

Para a preparação emocional anterior ao procedimento vale meditar, orar, ler um livro, ouvir músicas que relaxem e alegrem, conversar com pessoas divertidas e até mesmo, assistir vídeos que deixem a mente distante de qualquer ansiedade.

Após a cirurgia, é de suma importância ter paciência e compreender que tanto a recuperação quanto a volta à rotina são graduais e diferentes para cada pessoa.

Quando for possível voltar a praticar esportes, é muito recomendável que isso seja feito, mas pode ser que haja diferença na disposição e no ânimo.

Hora Certa para Buscar Ajuda Psicológica!

Nesse aspecto, tenha em mente que nenhuma emoção ou sentimento pode ser incapacitante, e caso sejam, é necessário procurar um psicólogo para verificar se é recomendado fazer terapia para superar esse momento.

Saúde física, emocional e estética melhora com o passar do tempo!

É natural que depois de um longo período de recuperação e com uma mudança hormonal significativa acontecendo no corpo, a mulher queira buscar formas de melhorar sua aparência física, mas nesse caso, não basta fazer academia e praticar esportes diariamente, tomar complementos e suplementos como WheyProtein, Glutamina e outros produtos que podem ser consumidos em cápsulas ou shakes, e ignorar a necessidade de manter a alimentação saudável, o sono em dia, o contato com a luz solar e, principalmente, a distância do estresse, que envelhece o corpo e a mente e piora a imunidade drasticamente, causando efeitos que podem ser somados à menopausa e tornar todo esse processo muito mais difícil.

Compreensão Familiar

Por fim, é necessário dizer que a família de uma mulher que se submete a uma histerectomia precisa estar ciente de tudo que está envolvido em um procedimento como esse e estar preparada para oferecer suporte e apoio, tanto nas atividades domésticas e em afazeres cotidianos como na área emocional e afetiva.

Quem ajuda uma mulher a vencer um processo como esse, também amadurece e se desenvolve como pessoa. É uma fase onde o núcleo familiar pode ser muito solidificado, e de onde, apesar de tudo, ainda podem surgir algumas experiências muito edificantes para todos.

Redação: Bruna Bozano.

Publicidade